A dinâmica do trabalho sob nova ótica

Por Miriam Barcellos

Há bem pouco tempo o mundo corporativo valorizava sobremaneira habilidades técnicas, onde os melhores cursos de formação eram os mais disputados. E é evidente que esses continuam com alta demanda.

Entretanto, o atual mercado deixou à mostra um iceberg que já era vislumbrado, mas que agora está bem mais visível.

As posições de liderança não comportam mais chefias preocupadas tão somente com realização, por exemplo, de “tarefas” com dead line...

O trabalho remoto, modelo pós pandemia adotado nas empresas, e mesmo recentemente num sistema híbrido (dividido entre escritório e casa) tornou imperativo o desenvolvimento de “soft skills”.

Recentes noticiários da mídia demonstram que líderes de projetos, gerentes e outros cargos da alta direção necessitam praticar não só o monitoramento do trabalho, mas ainda o “tempo livre”, de forma como nunca haviam feito,

A pandemia trouxe questões ligadas à saúde, notadamente da saúde mental, pois o trabalhador no atual contexto passou a viver como se estivesse em eterno “plantão”. Assim, monitorar suas horas de almoço, ou estabelecer dia sem nenhuma reunião (o zoom virou rotina diária) converteram-se em competências extremamente valorizadas.

Habilidades comportamentais como saber ser empático, administrar times de trabalho, criatividade, estratégias de aprendizagem e resolução de problemas, tolerância ao stress, visão sistêmica da organização e outras tantas habilidades tornaram-se notórias e essenciais no atual sistema.

Várias instituições de ensino, de cursos de pós-graduação e MBA’s estão valorizando e incluindo soft skills em seus currículos no mesmo grau de importância que habilidades técnicas, as hard skills. Vale lembrar que materiais sobre o tema, não por acaso, são “bestsellers” em livrarias e em compras via e-book.

O Eniac - que obteve nota 4 aferida pelo MEC que significa “muito bom” (a nota máxima é 5) em todos 9 cursos de Engenharia - ficou na 1ª posição em Guarulhos e região.

A avaliação corrobora o que os profissionais aqui formados manifestam em muitos depoimentos: os professores do Eniac - não só os da engenharia - são verdadeiros “mestres”! Há muito familiarizados com metodologias ativas, mentorias e outras habilidades sócio-emocionais, o corpo docente do Eniac, diante das mudanças desse novo mundo do trabalho, está centrado tanto na tecnologia quanto no ser humano!

Eniac sempre à frente e diferente!! #orgulhodesereniac

Tags: Empregabilidade, Engenharia, Blog Eniac - Gestão e Negócios

Voltar para a Home