A Escola de Construção na Projweek 2021-1!

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

A Projweek ENIAC é a semana dos Projetos Integradores e dos Trabalhos de Conclusão de Curso, em que todos os estudantes apresentam seus trabalhos no final do semestre. O objetivo do Centro Universitário ENIAC é contribuir para a solução dos problemas reais de empresas, comunidades ou mesmo pessoas.

 

Nós, da Escola de Construção, levamos esse papel de contribuição para a sociedade como uma máxima em nossos cursos e é por isso que nossos TCCs são inseridos no contexto real de nossas cidades. 

 

Os novos arquitetos formados promoveram projetos sobre o distrito do Pimentas, na região sudeste do município de Guarulhos. Essa região, a mais populosa e mais perigosa, constitui um espaço importante na cidade. Suas fragilidades e potencialidades foram exploradas por nossos formandos e delas surgiram projetos de grande porte, como Clínicas Oncológicas de Grande Porte, Escolas, Parques e projetos de reurbanização, além de diversos projetos sociais como Centros de Acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de rua e imigrantes e refugiados, importantes temas que refletem a atualidade de nossas cidades.



Projeto "Bairro dos Pimentas: Um novo conceito humano e social na cidade de Guarulhos" realizado por Woshngton da Fonseca.



"Olá me chamo Alan Deyvisson Arquiteto e Urbanista, formado pela faculdade Eniac. Em poucas palavras estarei falando um pouco sobre minha experiência do meu Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC. Quando se chega nessa etapa do curso, é uma sensação de gratidão e ao mesmo tempo desespero, pois não sabemos por onde começar. E nesse momento entra o orientador que é a peça extremamente importante nessa jornada pois sem ele nada anda. Perdi as contas de quantas vezes escrevi e reescrevi a minha monografia, de refazer todo meu projeto, são momentos de desespero pois o orientador está sempre sinalizando as datas de entrega.

Quando chega o grande dia da entrega e apresentação, não existe palavras para expressar tamanha emoção, pois valeu a pena muitas das vezes escutar uma palavra dura do seu orientador, de fazer e refazer de ler e reler várias vezes, de ir dormir de madrugada, é nesse momento que olhamos para trás e analisamos todo processo que foi feito pra chegar até o final que não são muitos, por isso sou grato por tudo.

Aproveitando esse espaço quero agradecer ao meu orientador Lucas Barros e minha orientadora Cristina de Melo e um grande amigo companheiro de faculdade Woshngton da Fonseca, passei um momento bem complicado no período de entregas de projetos, pois tive que fazer  um procedimento cirúrgico. Estes professores e amigo mandavam mensagem falando 'não desiste', 'você consegue', 'eu acredito em você' e foi dentro de um hospital que fiz a entrega do meu TCC, foi o dia mais feliz da minha vida pois Deus colocou pessoas para me ajuda a chegar onde tanto queria sou muito grato."Alan acabou de se formar Arquiteto e Urbanista pela Escola de Construção ENIAC.

Projeto "Centro de Tratamento Oncológico -  Guarulhos" realizado por Thuany Mastrocolla.

 

Na Engenharia Civil, o sucesso das bancas se repetiu ao longo de dois dias de apresentações. Dentre a diversidade de temas abordados, podemos destacar aqueles que lidam diretamente com obras ou processos práticos dentre suas próprias empresas.

Duas equipes trabalharam com projetos de acessibilidade e sustentabilidade em bens tombados, alinhando temáticas que são transversais a arquitetura e a engenharia civil.

O (novo) engenheiro civil Adriano Chia recebeu a premiação como melhor projeto da categoria "Engenharia e Construção" do ENIAC, com seu projeto "Bioconstrução de um banheiro seco como proposta de saneamento ecológico e reaproveitamento na compostagem", orientado pelo Professor e Coordenador Carlos Guerra.

 

Você pode conferir a programação completa da Projweek no link: https://www.eniac.com.br/projweek

E em breve todos os trabalhos estarão disponíveis em nosso site:

https://escoladeconstrucao.eniac.edu.br/

 

Semestre que vem tem muito mais!

Tags: Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home