Ah, que saudades das atividades presenciais!

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

Dia 16 de março fizemos exatamente um ano de ensino remoto por conta da pandemia do Covid-19. Um ano desde que nossa rotina de estudo, trabalho e lazer mudou completamente.

Nesse momento de reflexão acerca de uma mudança tão abrupta em nossos cotidianos, passamos também a repensar (completamente!) o processo de ensino, principalmente para aqueles cursos que, inevitavelmente, envolvem o contato humano e as atividades práticas, como a área da saúde ou, no nosso caso, a construção.Logo para nós, que adoramos sair pela cidade, desenhamos no meio da rua, visitamos edifícios consagrados e colocamos a mão na massa em nosso canteiro de obras.

Desde o começo do ano de 2021 retomamos parcialmente (e com os devidos cuidados) algumas de nossas principais atividades presenciais, mas aquele gostinho de juntar todo mundo ainda fica em nossa memória!

E para isso, trouxemos hoje alguns dos melhores momentos de nossas práticas presenciais, para matarmos a saudade, ainda que virtualmente!

Nossos trabalhos da vida real. Na foto, a equipe de projetos e os Prof. Carlos Guerra e Marcio Cantarelli na Casa de David em 2017.1.

Nossas aulas mão na massa fora da sala de aula. Na foto a turma da manhã e o Prof. Allan Miranda em visita a Sodimac em 2018.2.

"Com as aulas presenciais temos contato com os professores, temos um ambiente específico para projetarmos e usarmos ferramentas para montar uma maquete, ou seja, não era só sala de aula, temos laboratórios quem fazem com que o aprendizado seja mais dinâmico e leve, ao contrário do que tenho sentido das aulas on-line. Os professores se esforçam muito em dar o mesmo conteúdo e da maneira mais dinâmica possível, mas só quem conviveu nos laboratórios e gosta da dinâmica em aula, entende a importância das aulas presenciais.

A esperança é que ainda possamos ter essas aulas, ter os momentos de visita técnica, ter nossas noites de pizza e aulas para que os professores não tenham que ficar presos a conexão a internet e possam viajar nas ideias conosco." Nos conta Nayara Sena, estudante do módulo N1ARPA de Arquitetura e Urbanismo.

Nossos encontros no canteiro de obra. Na foto a turma da manhã e o Prof. Franklin Ferreira em 2018.1.

Nossas aulas mão na massa. Na foto a turma do módulo ECOM, na disciplina de Desenho Urbano e Paisagismo de Cidades, com a prof. Cris Melo, em 2019.1.

Nossas visitas em edifícios consagrados. Na foto a turma com o prof. Lucas Barros na Casa Vilanova Artigas em 2019.2.

Nossas visitas aos objetos de estudo. Na foto, a R. Dom Pedro II, para o concurso Boulevard Calçadão Guarulhos, com a prof. Cris Melo em 2019.2

A estudante do 9º semestre, Carolina Oliveira revelou: "Hoje em dia o que mais sinto é falta da rotina que tinha. Sem dúvidas, a faculdade (presencial) me ajudava a espairecer muito. Era muito bacana chegar na sala e sair papeando com todo mundo, por que todo mundo compartilhava sua rotina, até os professores. Todo mundo se dava bem! E na hora de estudar era melhor ainda, porque a aula prendia sua atenção, e querendo ou não você entrava no 'mundo' que a aula trazia. E o que mais me faz falta é o canteiro, pisar no barro, fazer o forno, ficar sem digital colando maquete, sem dúvidas esses dias foram sensacionais."

Nossos desenhos ao vivo in loco. Na foto, a R. Dom Pedro II, para o concurso Boulevard Calçadão Guarulhos, com a prof. Cris Melo em 2019.2.

Nossas vivências em viagens. Na foto, em Ouro Preto-MG, com o prof. Marcio Cantarelli e a prof. Cris Melo em 2019.2.

Nossas comemorações. Na foto, premiação do concurso Boulevard Calçadão Guarulhos, em 2019.2

Vamos olhar essas fotos (com saudosismo) e torcer para que, muito em breve, possamos reunir todos para uma grande pizzada em nosso canteiro de obras!

Tags: Blog Eniac - Construção