ALUNOS DETECTAM CONSTRUÇÕES COM FUNDAÇÃO FORA NORMA

Por Prof Marcus Valério - Coordenador de Projetos

Durante a PROJWEEK ENIAC vários alunos da escola de Arquitetura & Construção apresentaram projetos inovadores e muito relevantes.

Os alunos Adinorá da Silva, Jayne Leite e Jéssica de Moura orientados pelo prof Fernando Monteiro, realizaram análise crítica dos procedimentos de execução e controle de estacas pré-fabricadas de concreto armado, fazendo uso de um estudo de caso de obra real. As conclusões demonstram que o desrespeito das boas regras construtivas e portanto o incumprimentos dos regulamentos vigentes, potenciam o aparecimento de prováveis patologias (recalques e/ou introdução de novos esforços – flexão), pondo em causa a eficácia esperada do sistema de fundações.

 

Sempre que grandes catástrofes com o rompimento da Barragem de Brumadinho acontecem são necessárias as construções de habitações emergenciais, pensando nisso os alunos Vanessa Almeida e Lucas Monteiro desenvolveram uma análise e desenvolvimento de estruturas articuladas para habitação emergencial, visando facilidades de transporte e montagem nas edificações, além de fornecer uma moradia temporária que atenda as necessidades dos desabrigados. Foram orientados pelo prof José Guerra.

 

Visando o aproveitamento de materiais reciclados na construção civil os alunos Salomão Florentino e Wellington de Souza sob a orientação do prof Allan Miranda realizaram os procedimentos necessários para validar a utilização de materiais reciclados e tratados de demolições (RCD), pó do vidro moído e cinzas de bagaço de cana, buscando gerar economia e reduzir os impactos ambientais de formas mais sustentáveis.

 

Venha conhecer os nossos cursos da escola de Arquitetura & Construção acessando o site https://vestibular.eniac.edu.br/.

Tags: Eventos, Faculdade, Imprensa, Inovação, NUPE, Blog Eniac - Engenharia, Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home