Capacitação do “Curso para Esportes Paralímpicos”

Por Miriam Barcellos

Na semana de 13 a 16 de julho o Centro Universitário Eniac abriga a capacitação de profissionais, que atuam em escolas - professores de redes públicas e privadas - em entidades e clubes. E também para estudantes do último ano de Educação Física.  

Tais profissionais receberão orientação prática e teórica, bem como diretrizes fundamentais de cidadania, para desenvolvimento dos potenciais desportistas. A capacitação se reveste de grande importância, sabedores de que na última Olimpíada,  disputada no Rio de Janeiro, nosso país ficou em 8º lugar entre as 205 nações participantes. 

Foram 50 vagas disponíveis para o município de Guarulhos. A habilitação refere-se ao processo educativo esportivo das seguintes modalidades: vôlei sentado (13/07), goalball (14/07), bocha (15/07) e natação (16/07). Para quem quer conhecer um pouco mais a respeito: goalball é uma categoria criada para deficientes visuais, três de cada lado, lançando só manualmente uma bola com chocalhos. O goleiro fica quase que deitado para que com seu corpo e percepção auditiva evite a entrada no gol. O prof. Fábio Kao, coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Eniac  me conta ainda que a seleção brasileira de goalball é uma das mais fortes do mundo!

Por envolver tantos interessados nesse nicho esportivo, por sua importância e também pela proximidade dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, dia 24 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Esportes, promoveu o Programa de Desenvolvimento Paralímpico - PARADENS.

Na foto da postagem vemos o início do evento, no dia 13/7, da Capacitação nas dependências do Eniac. que mais uma vez comprova sua constante parceria com os Esportes .

#orgulhodesereniac

 

Tags: Esportes, Faculdade, Educação, Ensino Médio, Social, Blog Eniac - Saúde e Esportes, imprensa-social

Voltar para a Home