Conheça mais sobre o C.R.C. do ENIAC

Por Miriam Barcellos

 

Paulo Procópio é um dos gestores de Informática dos Cursos Técnicos aliados à Práticas Profissionais. Além desta atribuição, que não é pouca, é também um dos responsáveis pelo C.R.C - Centro de Retificação de Computadores - que até antes da pandemia exercia um papel significativo nas ações sociais do Eniac. Ao lado de Damião Ramos e Camila Caparroz davam nova vida a computadores, via  aproveitaveitamento de peças que eram descartadas (e ainda são) nos coletores de “resíduos eletrônicos” na entrada do prédio principal do Eniac. 

Essas máquinas retificadas eram doadas a ONG’s parceiras do Eniac da região de Guarulhos, para a realização de cursos destinados à inclusão digital. 

Procópio era também o responsável pelos cursos de Informática dado aos deficientes visuais - ministrados por Anselmo Ferreira, em parceria com a ADEVIG (Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos) - que o Eniac promoveu durante muitos anos. A crise sanitária forçou, temporariamente, a parada desta formação que beneficiou tantos deficientes: eram cursos com duração de um ano e que incluíam, ensino de braille, acesso à internet, edição de textos, planilhas eletrônicas ... 

Agora, vim a saber que Patrícia Guimarães  teve seu computador queimado, atingido por um raio nas imediações da sua casa, vejam só! E o que ela fez? recorreu, dando um telefonema ao anjo de plantão Paulo! Junto com Demetrius Polycarpo- o nome confirma o quão é especial o técnico em Informática, sempre pronto a colaborar e amplamente conhecido da comunidade Eniac - que arrumou uma placa-mãe, e juntos retificaram o computador, deixando-o pronto para uso.

Patrícia utiliza a máquina para sua atividade artesanal, para atualizar suas informações e se conectar com o que é importante para sua sobrevivência financeira. Ela enviou, posteriormente, um áudio com seu mais profundo agradecimento à família Eniac, bem como foi clicado o momento de entrega do computador.

                                                         WhatsApp Image 2021-09-03 at 18.43.34

Penso ser importante deixar registrado aqui este fato, de como a Ação Social promovida pelo Eniac de várias formas, continua presente na mente e na vida das pessoas que se beneficiaram e se beneficiam, ainda, desta iniciativa. O Eniac faz a diferença!! 

#orgulhodesereniac

Tags: Institucional, Educação, Social, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Blog Eniac - Educação

Voltar para a Home