Conheça o EPEC: Escritório de Projeto da Escola de Construção

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

A possibilidade de atuar em projetos reais por meio de um escritório modelo sempre esteve em nossas mentes e, recentemente, pudemos tirar do papel uma ideia que integra todos os nossos ideais para o profissional a ser formado pela Escola de Construção: multidisciplinar, alinhado com as tendências e necessidades do mercado e, principalmente, humano para lidar com as mais diversas situações práticas.

O Escritório de Projetos da Escola de Construção (EPEC) é uma proposta inovadora, lançada em parceria com Centro de Inovação e Tecnologia de Guarulhos (CITIG) ENIAC, que concentra todas as propostas sociais, profissionais e técnicas que envolvam projetos e trabalhos de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Civil.


Para compor o time do EPEC, temos uma série de mentes que complementam diferentes frentes de um escritório profissional. O Coordenador Carlos Guerra, os professores Allan Miranda e Marcio Cantarelli e as arquitetas Beatriz Campestrini e Rhayane Gonçalves (formadas pelo ENIAC) atuam na linha de frente, lidando diretamente com os clientes, com todas as necessidades burocráticas e técnicas que solicitam suas amplas experiências de profissão. Além de um time de estudantes que, em diversos períodos de nossos cursos da Construção - Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Design de Interiores e Construção do Edifício - contribuem nos mais diferentes campos.


O professor Cantarelli nos conta um pouco mais sobre o dia-a-dia das produções do escritório:

"Os alunos desenvolvem projetos práticos para diversos clientes. Agora mesmo estamos trabalhando no zoológico municipal. Em nossas reuniões presenciais costumo tirar dúvidas sobre desenho, cortes, elevações, maneira correta de cotar um projeto. Também levamos os estudantes para  fazer levantamento de medidas nos imóveis, fazer plantas cadastrais e o projeto de reforma. O Gustavo [nosso estagiário] os orienta na produção de projetos de legalização em órgãos públicos como Vigilância Sanitária!"

Por exemplo, nossa última produção social (na data desta publicação), ocorreu em parceria com Givanildo Almeida Pereira e a instituição ABIS (Aliança Brasileira pela Inclusão Social) - Primeiros Passos. Givanildo a elaboração do projeto com proposta de adequação de espaço para ocupação de uma unidade educacional (creche), junto a Vigilância Sanitária e Prefeitura de Guarulhos.

Na foto abaixo podemos ver Paulo Procópio, o professor Allan Miranda, Gustavo Tavares e Givanildo na entrega do projeto.

 


Por fim, é preciso ressaltar que nosso escritório continua ativo de maneira remota e continuamos trabalhando em diversos projetos! Se você quiser conhecer mais sobre os trabalhos, nos mande uma mensagem pelo e-mail epec@eniac.edu.br ou pelo sebastiao.garcia@eniac.edu.br (CITIG) e tiraremos suas dúvidas!

Tags: Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home