Curso Bilingue no Eniac? Yes, nós temos!

Por Miriam Barcellos

Conversei com a prof. Gabriela Ballalai (pronuncia-se Ballalé), coordenadora do Curso Bilingue, que distinguiu o maior diferencial do Eniac: nossos cursos são em inglês, não de inglês.

Essa é uma distinção muito importante: desde os cursos infantis, até o 8º ano, todas as aulas são ministradas por professores formados em Inglês, são teachers com Certificação Internacional. Quando a criança começa a fase de alfabetização, ela aprende a soletrar, também, em inglês.

A grade curricular do Colégio Eniac regular possui, evidentemente, curso de inglês como uma disciplina, com aprendizagem de vocabulário, gramática, etc. Bem distinto do bilingue onde as aulas de matemática, geografia, artes, teatro, etc  são dadas totalmente em inglês. Existe o book, para acompanhamento e a plataforma onde as diferentes disciplinas coexistem e se interligam.

Outro diferencial é que os alunos permanecem na escola até às 16:40hs, sendo que no período da tarde pedagogos dão apoio aos estudantes, em português, para fazerem o homework, evitando assim que, ao chegar em casa, os pais tenham que fazer, além das costumeiras obrigações de banho, jantar…também o dever de casa. O tempo disponível é empregado para estar com as crianças. 

Recentemente, aulas com especialistas foram introduzidas, como por exemplo, de educação física - com comandos em inglês - onde esportes tradicionais americanos são praticados como: futebol americano, beisebol, e ainda ginástica rítmica.

E brevemente, estará disponível o Curso Bilingue para o High School (Ensino Médio). A prof. Gabriela assinalou que está em fase de preparação.

Há algumas décadas pensava-se que era nocivo e confuso para a criança conviver com duas línguas. Diferentes estudos de várias áreas provaram o contrário. Hoje é sabido que "a melhor educação não fala uma língua só”  e que ensinar outra língua fortalece o cérebro, aguça sua atividade e, portanto, tem outras consequências positivas. Entre eles, “o desenvolvimento de habilidades intelectuais, como  aprimoramento da capacidade de raciocínio, da criatividade e da função executiva  - responsáveis ​​pelo gerenciamento da atenção, memória de curto prazo, planejamento e controle dos impulsos. O cérebro se torna mais ativo e produtivo.”

Uma criança que sabe dois idiomas, e que cresce neste contexto, terá em uma sociedade multicultural como a nossa, uma capacidade de adaptação forte. Aprende a otimizar e gerenciar seus conhecimentos e desenvolve habilidades que serão fundamentais para o sucesso de todo o seu extraordinário potencial.

Orgulho do Colégio Eniac por abrigar e oferecer tal oportunidade para crianças da comunidade de Guarulhos!!

#orgulhodesereniac

 

Tags: Educação Infantil, Colegio, Educação, Ensino Fundamental I, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac

Voltar para a Home