ENCONTRO LIXO ZERO GUARULHOS - Melhores Práticas / 2021

Por Miriam Barcellos

Pensem numa programação sobre como cuidar de um dos problemas mais sérios que enfrentamos que é como cuidar do lixo na nossa sociedade? Pois foi o que ocorreu no dia 27/05, num encontro que reuniu palestrantes contando suas experiências práticas, desde Educação Ambiental para crianças, coleta de lixo em condomínios, adubo orgânico, compostagem, coleta de óleo para fazer sabão, etc, etc. até horta urbana com uso de tecnologia 4.0. 

Sim, foi um relato dos vários agentes - no total foram 14 projetos - do município de Guarulhos entusiasmados com o engajamento que vêm experimentando e que se constituiu num verdadeiro “intensivão” para quem quer aprender e praticar como cuidar do Meio Ambiente de maneira sustentável.

O tema se reveste da maior importância se observarmos que 30% do orçamento dos municípios é destinado à gestão dos resíduos sólidos, o que torna o conceito como estratégico para o desenvolvimento urbano.

O evento contou inicialmente com o palestrante virtual Kadmo Cortês - vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brasil que salientou a importância do encontro e convidou todos os participantes para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero a realizar-se nos dias 22, 23 e 24 de junho e que se constituirá no maior evento sobre Resíduos Sólidos.

O secretário de Serviços Públicos, Rodney Otavio Minelli, também veio para confraternizar a iniciativa do Encontro.

A apresentação de todo evento foi de Alexandre Garrido, chefe de Divisão da Mobilização Social e a organização geral foi de Celi Aparecida Pereira, chefe de Divisão de Educação Ambiental, que contou com o suporte de Maria da Gloria Santos.  É importante citarmos esses nomes, porque sem sua atuação não teria sido possível  tal evento. 

Ocorreram cinco painéis:

PAINEL 1 - Educação Ambiental não Formal

PAINEL 2 - Escola Lixo Zero

PAINEL 3 - Compostagem

PAINEL 4 - Reuso e Reciclagem

PAINEL 5 - Agricultura Urbana

No link abaixo, maiores detalhes dos painéis:

http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/conteudo/encontro-lixo-zero-guarulhos

A participação do Eniac se deu por meio do Projeto Horta Urbana vertical, apresentado pelo prof. Salgueiro, que poderá gerar alimentação segura, inicialmente, para a comunidade do Cabuçu, além de criar oportunidade de renda adicional. Tal Projeto, ainda em fase experimental, mas assim como os demais apresentados, são sementes que estão frutificando e servindo como estímulo e exemplo do possível para construir um mundo mais sustentável.


#orgulhodesereniac

 à gestão dos resíduos sólidos?orçamento dos municípios é destinado à gestão de resíduos sólidos? 




Tags: Faculdade, Educação, Ensino Médio, Social, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, imprensa-social

Voltar para a Home