ENSINO DUAL PRODUZ AUMENTO DE EFICIÊNCIA EM PROCESSOS INDUSTRIAIS

Por Prof Marcus Valério - Coordenador de Projetos

Projetos desenvolvidos por alunos de Engenharia do Centro Universitário ENIAC, produzem aumento de eficiência em processos industriais.

Uma determinada empresa de anodização de peças de alumínio da região de Guarulhos precisava melhorar seu processo produtivo, pois o mesmo estava apresentando elevado índice de desperdício e baixo desempenho operacional. Os alunos Luiz Bastos e Rebeca Vieira, orientados pelo prof José Luiz Tomiato, propuseram um projeto utilizando a metodologia KAIZEN e outras ferramentas. O resultado obtido foi excelente produzindo aumento do desempenho operacional, definiu novos padrões de trabalho, reduziu gargalos e desperdícios.

 

Visando reduzir acidentes com idosos ao tomar banho, devido dificuldade que existe na percepção da temperatura, o aluno André Faza sob a orientação do prof Daniel Oliveira, propôs um projeto com o objetivo de monitorar a temperatura da agua durante o banho e caso a temperatura ultrapasse 38º gere um alerta sonoro.

 

Observa-se nas universidades atualmente certa dificuldade na orientação de professores em relação a artigos acadêmicos de seus alunos, que refletem negativamente o resultado dos desenvolvimentos desses trabalhos, como, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica (IC) ou Monografias. Os cronogramas costumam atrasar ou a entrega não é feita com eficácia total, isso devido à dificuldade dos orientadores em controlar os progressos dos projetos. A partir dessa observação, o prof Thiago de Assumpção sugeriu a proposta de desenvolver um sistema que permita o gerenciamento de artigos para o aluno William Zaha Branco, possibilitando que as partes envolvidas acompanhem o cumprimento dos prazos acadêmicos e mantenham a comunicação, tudo centrado na mesma ferramenta.

 

Os alunos Daniel Silva, Francisco Santos e Matheus Morais, sob a orientação do prof Lucas Willenshofer, automatizaram uma máquina de embalagem de aerossóis, tendo o foco principal a modernização dos equipamentos considerados ultrapassados ou fora de norma (Retrofit de Máquina), mantendo o mesmo funcionamento atual, porém acrescentando uma IHM (Interface Homem Máquina) para melhorar a interação do operador com o sistema de automação.

 

Venha conhecer os nossos cursos da escola de Engenharia Industria acessando o site https://vestibular.eniac.edu.br/

Tags: Faculdade, Imprensa, Tecnologia, CITIG, NUPE, Social, Blog Eniac - Engenharia, Blog Eniac - Pós-Graduação, Incubadora, imprensa-ambiental, imprensa-governaça

Voltar para a Home