Feliz 2021!!

Por Miriam Barcellos

Feliz 2021!!

Em todos noticiários e matérias recentes da mídia, seja impressa ou on line os temas são uma retrospectiva do ano trágico que vivemos e  perspectivas para o ano que se inicia.

E é mesmo uma época para se fazer um balanço…

No nível pessoal, é super comum e recomendável fazermos uma lista de desejos e promessas para um recomeço que reflita um Novo ano.

Elegi, após várias leituras, uma orientação bem prática: ao invés de querer salvar baleias e golfinhos (aliás, nada contra esses projetos!) cuidar do que está bem ao meu lado. Vendo os vários terapeutas comentando os principais problemas de seus clientes, ou seja, separações de casais, brigas familiares, mães exaustas em conflito com família e trabalho, voltei-me para refletir sobre como cuidar do que está bem próximo de mim: a visita esporádica de filhos e netas, a vizinha idosa que mora só, ou a outra que tem um cunhado internado por covid… Como posso dar apoio e carinho aos que estão ao meu lado?

Essa pergunta me mantém viva, num estado de atenção. Aqui, não se trata de uma intenção, mas uma ação afetiva concreta: uma mensagem feito um afago, um pedaço de bolo, uma conversa que estimule uma nova ação, e por aí vai…

É evidente que a maioria de nós deseja uma vida melhor, saúde, ter sucesso nas nossas empreitadas, etc, etc. Mas, na atual conjuntura, desejos de solidariedade me soam mais “alinhados” a um Ano Novo. Penso ser uma boa “dica” começar do mais amplo para o mais específico: me aperfeiçoar como ser humano ...e depois os demais.

2021 com certeza não será fácil e, ao que tudo indica, vai passar também rapidinho. Afinal, contrariando nossas expectativas, 2020 passou voando e este novo ano será igualmente acelerado.

Então, mãos à obra, cuidemos sim de fazer um mundo melhor, é só movimentar a cabeça, olhar ao redor e agir!

Feliz Novo Ano a toda Família ENIAC!!




Tags: Faculdade, Ensino Médio Técnico, Blog Eniac - Colégio

Voltar para a Home