Hermes Figueiredo: legado de dedicação à evolução do Ensino Superior

Por Ruy Gerios - CEO na Faculdade Eniac

Hoje, dia 26 de abril, utilizo este espaço para lamentar a morte do grande amigo, o professor Hermes Ferreira Figueiredo, fundador do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Nascido na cidade de Mirassol, interior de São Paulo, no dia 18 de março de 1938, o professor Hermes nos deixou aos 83 anos, após uma vida de dedicação à evolução do Ensino Superior brasileiro.

Desde 2005, o professor ocupava a presidência do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), entidade na qual atuo como diretor há mais de oito anos. Por meio deste trabalho no Semesp, pude me aproximar ainda mais do professor Hermes e perceber o quanto ele exercia sua liderança de maneira positiva e com uma força incrível. Não havia como não se motivar ao vê-lo presidir a entidade com tanta energia. Pioneiro, ele era incansável na missão de fortalecer cada vez mais o nosso Ensino Superior.

À frente do Semesp, por exemplo, o professor Hermes instituiu o Museu do Empreendedor do Ensino Superior, uma iniciativa que tem o objetivo de preservar a memória de empresários que investiram e sempre acreditaram na capacitação profissional dos brasileiros por meio de uma educação de qualidade. No museu, aliás, é possível ver a história do próprio professor com riqueza de detalhes.

A liderança democrática do professor Hermes aumentou o meu desejo de contribuir para a melhoria da educação no Brasil. Fui muito bem acolhido por ele, que sempre nos deu o espaço necessário para debatermos todos os assuntos relacionados à nossa área.

O professor presidiu o Semesp com todo o zelo possível. Inclusive, teve um olhar especial para as universidades menores nas demandas junto ao Ministério da Educação (MEC). Além disso, também lutou, de forma exemplar, pelos órgãos que administram o Ensino Superior em nosso país.

Só posso agradecer pela oportunidade de trabalhar e aprender muito com o professor Hermes. Estendo meus agradecimentos a todos da diretoria do Semesp. Aproveitando, gostaria de externar meus pêsames aos demais amigos e aos seus familiares neste momento tão difícil para todos nós.

É um dia de muita tristeza a todos que trabalham pela educação no Brasil, mas, também, é um dia de exaltar a obra deste grande mestre e empreendedor. Professor Hermes, onde quer que o senhor esteja, saiba que o seu legado será eterno!

 

Tags: Faculdade, Imprensa, Notícias

Voltar para a Home