Hipertensão: a Prevenção é o melhor Remédio

Por Miriam Barcellos

Como uma medida preventiva, alunos estagiários da Escola da Saúde, sob supervisão da preceptora Cristina Mafort, realizaram no Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão aferição de pressão arterial. 

Os alunos montaram um espaço de atendimento, localizado na entrada do prédio do Eniac, e convidavam alunos, professores e colaboradores a fazer a aferição. É um alerta sobre a doença, que afeta cerca de 30% dos adultos da população no Brasil. 

        a00807b4-6457-4a7b-89dc-541e9ad3a67ae7422da5-2eaf-444e-beff-109f61565407

 

Ainda que tal dado seja discutível, traz a necessidade de vigilância sobre os perigos da doença: ela é responsável pelas enfermidades cardiológicas e também, pode causar sérios problemas renais.

Os alunos davam orientação, no caso de medidas fora do padrão normal, seja para procurar um serviço médico, ou buscar uma alimentação mais balanceada para prevenir problemas mais sérios.

Sabe-se que exercícios físicos, no sentido de combater o sedentarismo, bem como alimentação controlada, são medidas que podem prevenir os males dessa doença.  

Eu mesma passei pela aferição, feita com cuidado e atenção pelos alunos, e, satisfeita, levantei bem contente com avaliação de pressão arterial bem dentro do padrão de normalidade.

Só podemos parabenizar a iniciativa desses alunos e professores que tanto contribuem para o bem estar da comunidade Eniac.

 

#orgulhodesereniac

 

 

Tags: Social, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home