Histórias de Vida em Transformação

Por CITIG

Recentemente, o Eniac e o Citig Innovation firmaram parceria com a Ong Olhar de Bia para a realização do seu Programa Alicerce, que tem a missão de despertar vocações profissionais, conectando alunos do ensino médio da rede pública aos seus propósitos de vida.

 

Dirigida por Ricardo (Xiru) Martins e sua filha, a Bia (cujo olhar inspirou o nome da ONG), ambos ex-alunos ENIAC, a Ong Olhar de Bia tem uma história muito linda, que ainda contaremos numa outra oportunidade.

 

Hoje, queremos falar de três histórias, que surgiram a partir do empenho de três alunos participantes da quarta edição do Programa Alicerce, realizado online para alunos de todo o Brasil, em Outubro/Novembro de 2020.

 

Ocorre que a Bia, depois da aula de informática (dada pelo professor Sebastião Garcia (Diretor do CITIG, Centro de Inovação Tecnológica), fez um depoimento emocionado a respeito do entusiasmo dos alunos, e contou a história do Gean, que vibrou com o tour nos laboratórios de informática do ENIAC e o pessoal trabalhando no Centro de Inovação. O Professor Ruy Guérios ouviu esse depoimento e disponibilizou 3 bolsas de estudo integrais para o curso técnico ENIAC, para o Gean e mais dois talentos indicados pelo programa Alicerce.

 

null

A história do Gean

 

Gean tem 17 anos, mora no interior da Bahia, em Barro Alto, que fica a 506 Km de Salvador. Apaixonado por tecnologia, estudou muito e conseguiu passar na prova da escola técnica em Irecê, cidade vizinha. A família, de trabalhadores na agricultura, fez de tudo para mantê-lo estudando em período integral fora de casa, e conseguiu, durante um ano e meio.

Infelizmente, problemas de saúde impediram que ele terminasse os estudos ali. Voltou para casa para se tratar, e está cursando o Ensino Médio. Se inscreveu no programa Alicerce, teve até que ir para uma cidade ali perto, para conseguir sinal de internet e assistir à aula do Professor Sebastião. Mal sabia ele que este esforço poderia mudar o rumo da sua história.

null

 

 

A história do Kaiky

 

Kaiky é de Guarulhos, está no terceiro ano do ensino médio, e com seus 17 anos já teve oportunidade de acompanhar a mãe muitas vezes nos projetos sociais em que ela trabalha e se encantar com ideia de fazer o bem. “Quero fazer a diferença na vida das pessoas, transformar vidas, e que sintam orgulho de mim como sinto da minha mãe, pelo trabalho que ela realiza”. A frase é do próprio Kaiky na entrevista de seleção para o Programa Alicerce.

Kaiky tem interesse em arte e gosta muito de tecnologia e games. Segundo a Chris, sua mãe, foi ela que brecou esse interesse para que Kaiky não tirasse o foco dos estudos. Destacou-se no Programa Alicerce, como aluno excelente e muito dedicado, impressionando os professores e dirigentes do programa.

 

null

A história da Tamires

 

Também de Guarulhos, com 17 anos, Tamires está no 3o. ano do ensino médio. Muito esforçada e dedicada, faz ‘frilas’ para ajudar a família que, apesar dos recursos escassos, a apoia muito para progredir nos estudos. Como ainda não tem certeza (como é normal para sua idade) do que deseja estudar, foi aconselhada no programa Alicerce a procurar um curso técnico de administração para ter possibilidades de conhecer um leque de áreas, e ter uma formação que lhe dê chance de ter experiências estruturadas de trabalho, estágios, e assim ingressar no mercado e dar os primeiros passos para um futuro profissional e ao mesmo tempo contribuir com o orçamento familiar. Foi indicada pela direção do programa Alicerce, pela sua atitude e desempenho nas edições do programa das quais participou.

 

Este é apenas um resumo e um comecinho da história de cada um deles, que começamos a contar aqui hoje. Sejam muito bem-vindos ao ENIAC e ao CITIG Innovation, Gean, Kaiky e Tamires !!!

Estamos na torcida pelo seu sucesso.. E, de olho, para acompanhar aqui a evolução do aprendizado de vocês.

 

Tags: CITIG, Ensino Médio Técnico, Social, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, imprensa-social

Voltar para a Home