Internacionalização do Eniac: um programa para expandir horizontes

Por Miriam Barcellos

Viajar é bom, não é mesmo? para a maioria das pessoas, com certeza!

E se viajar, em si, já é um aprendizado, imaginem viajar, conhecer outra cultura e ainda ter a oportunidade de aprender dentro de uma universidade?

É o que o Eniac está proporcionando ao se aliar a um programa de intercâmbio universitário, com a colaboração da  IAESTE empresa especializada em estágios internacionais, e que já trabalha com várias universidades no Brasil.  Os estudantes de graduação de diferentes países se candidatam, passam por uma entrevista online, e são selecionados para estagiar, por um período de dois a três meses; o inverso também ocorre, enviar os interessados daqui para estudar numa universidade no exterior. 

No momento, o Eniac está recebendo três estudantes: uma aluna,  Martyna Kaminska  vinda da Polônia, estagiando Arquitetura na Escola da Construção, sob coordenação do prof. Me. Carlos Guerra, um aluno da França, Virgile Mournet, estudante de Engenharia Mecânica, e  Oscar Israel, vindo do Panamá,estudante de Engenharia Elétrica, ambos na escola de Engenharia, coordenação do prof.Me. Sebastião Garcia. Assim, passam por estágio nos nossos laboratórios sob supervisão de nossos coordenadores e pesquisadores. 

Na foto à esquerda, Oscar e Virgile, em visita com estudante brasileiro a uma fábrica em Guarulhos. À direita, no centro, a estudante Martyna, com profs. Cristina Melo e Carlos Guerra

                  WhatsApp Image 2022-04-29 at 11.26.28                                WhatsApp Image 2022-04-29 at 11.23.33

Segue o depoimento dos três intercambistas - traduzido do inglês, língua com a qual se comunicam no ambiente escolar, pelo prof. José Carvalho, colaborador no processo de internacionalização do Eniac. 

Os depoimentos tornam o blogue mais longo, mas vale a pena conhecer o que compartilharam como experiência no nosso país, e em especial no ambiente universitário do Eniac

Virgile Mournet

Conto para minha família que estou vivendo uma experiência incrível na escola ENIAC. Trabalho com a simpática equipe do Fablab da escola que me integrou diretamente, mesmo não falando português. Eles não hesitaram em me mostrar e me treinar nos equipamentos tecnológicos do Fablab. Rapidamente, me senti à vontade assim que cheguei graças ao acolhimento dos funcionários e alunos da escola, o que me permitiu fazer amigos, rapidamente. Graças às muitas dicas do pessoal da escola, já tive a oportunidade de viajar para o Rio de Janeiro e ver o carnaval.

O que mais me surpreende é a comida que é completamente diferente da culinária francesa. Todos os dias descubro um prato novo! E eu gosto. Resumindo, estou vivendo uma experiência humana e social inesquecível! E culinária, claro!

Oscar Israel

A primeira coisa que vou dizer à minha família e amigos no Panamá é que essa experiência foi única na minha vida. A começar pela forma como os projetos de engenharia foram desenvolvidos em laboratório, a gastronomia variada que São Paulo tem, os costumes e tradições aprendidas, e a excelente forma como os colegas da universidade nos trataram durante todo o período de estágio, me fizeram amar este país maravilhoso!

Tudo o que vivi e aprendi aqui no ENIAC e no Brasil foi muito útil para o meu crescimento pessoal e profissional.

Martyna Kaminska

A vida no Brasil é muito diferente da vida na Polônia e em todos os outros países que vi. Estou aqui há mais de um mês e todos os dias foi uma boa aventura para mim. O que eu mais amo aqui no Brasil são as pessoas. Todos são tão adoráveis, felizes, preocupados com os outros e muito falantes. A maior diferença daqui para a Europa é que o povo brasileiro é muito aberto e é muito fácil fazer novos amigos. As pessoas no Brasil adoram boa comida, especialmente carnes e doces. Para mim, normalmente, os doces são demasiado doces mas adoro os salgados locais 😉. A natureza neste país é incrível e única. Desejo ver mais parques naturais ao redor de SP no futuro.

Sobre minha experiência na Eniac:

Eu amo meu estágio no ENIAC. Fui recebido com carinho desde o início e foi muito fácil me sentir em uma grande família. Todos na universidade estão sempre dispostos a ajudar ou apenas conversar. Professores e alunos têm uma conexão muito boa e trabalham bem juntos. Essa é a maior diferença aqui. Também o ENIAC se concentra mais no aprendizado prático e não apenas na teoria e é isso que eu também concordo ser importante.

O mês passado no Brasil foi muito emocionante e divertido para mim. Aprendi muito sobre a cultura e o país. Tenho certeza que meu próximo mês será igualmente interessante 😇

 

Com certeza, os estágio internacionais contribuem para o aprendizado e crescimento dos intercambistas, como também dos nossos estudantes envolvidos na relação com os estrangeiros.

 

#orgulhodesereniac 

 

 

 

 

 

Tags: Faculdade, Institucional, Internacionalização, Blog Eniac, Blog Eniac - Engenharia

Voltar para a Home