Maquetes estruturais da Escola de Construção: mais de uma tonelada!

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

A criação de maquetes já é tradição da Escola de Construção. Exercício da disciplina de "Atelier de Edificações, Materiais e Técnicas", do módulo Edificações, Materiais e Técnicas (EMT), nossa proposta é a compreensão de conceitos estruturais básicos na formulação de uma maquete composta apenas por… macarrão!

Isso mesmo!

Aquele espaguete dos almoços de domingo virou uma estrutura arquitetônica!

 

A experiência prática consiste na elaboração de uma composição de pilares e vigas e tem por objetivo aguentar o maior peso possível.

E se uma unidade do macarrão parece extremamente frágil e fina, quando associada a uma série de outros elementos, aquele velho ditado prevalece: um por todos e todos por um!

E nesse semestre batemos um novo recorde! 

6ad1b44c-f4f6-4ddf-9ac5-bb112d7d5f34

 

Composta por uma série de pilares e vigas robustos, somados aos contraventamentos (as estruturas em diagonal, que distribuem as cargas das vigas e dos pilares), a maquete, de apenas 150g, aguentou 1500kg de compressão!

c8d783f9-af3c-4575-9dc0-1b354a874df3

 

A estudante do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo, Cassia de Fátima Del Col, nos conta como foi sua experiência na realização do exercício:

"A maquete de macarrão parecia fácil de começo, porém percebi que deveria ter planejado melhor o projeto antes de começar,  pois o material é delicado e pequeno para trabalhar.  O macarrão quando unido de forma correta fica muito resistente. Fiquei impressionada com a resistência dele. Eu gostei muito mas deu bastante trabalho por falta de planejamento. Na próxima vez vou calcular certinho primeiro, o que mais aprendi é que planejar antes economiza tempo na execução."

10cda216-512d-4244-ac66-96533865128b

"O projeto estrutural realizado junto ao professor Guerra, foi uma experiência complexa, e me fez "quebrar a cabeça". Mas, "Como transformar o macarrão em uma estrutura?"
Eis a questão, pois algo comestível se tornaria uma estrutura, porém, se aplicar as técnicas e os estudos corretamente. No meu caso, eu consegui fazer uma maquete simples e pequena que pesa apenas 76g suportar incríveis 300kg. Foi bem interessante aprender na prática que aplicando as técnicas certas, a estrutura pode suportar tanto peso e distribui-lo de forma com que tudo não desmorone. Foi uma experiência única e inesquecível!!!" foi o que manifestou a aluna Alice Alcântara Pontes, do 3º semestre do curso de Arquitetura e urbanismo.

 

O desafio agora está lançado:

Será que conseguimos bater esse recorde nos próximos semestres?

Tags: Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home