Melhor prevenir que remediar: exercitar-se é a melhor escolha

Por Miriam Barcellos

Se você é do tipo de pessoa que mantém uma atividade profissional em que fica sentado, pelo menos sete horas por dia, cientistas de uma equipe internacional encontraram um “coquetel” perfeito de atividades físicas para uma vida mais longa e saudável. 

Essa fórmula ideal para reduzir de até 80% a 30% as chances de morrer precocemente é fazer três minutos de exercícios moderados a vigorosos ou 12 minutos de atividade física leve para cada hora diária de tempo sentado. Quanto mais tempo sentado, maiores as chances de mortalidade precoce!

Se ainda assim, você acha que é muito tempo para dispender, pense o quanto você pode ganhar em qualidade e tempo de vida! Afinal, 30 minutos diários de exercício físico representa somente 2% do seu dia!

A novidade foi noticiada pelos alunos do curso de Educação Física dentro do seu Projeto Integrador, programa diferenciado do Centro Universitário Eniac que integra saberes das várias disciplinas e que visa unir teoria à prática cotidiana.

A pesquisa sobre a necessidade de exercícios físicos, liderada pela Universidade Caledônia de Glasgow,  é considerada o maior estudo do mundo para longevidade e proteção contra doenças. Foi aplicada uma técnica chamada de “análise composicional” para determinar como diferentes combinações de atividades físicas afetam a mortalidade: “misturamos ingredientes, como em uma receita ou em um coquetel, para obter a melhor fórmula de longevidade da saúde”.

Este o link para ler a matéria completa: “Cientistas descobrem primeiro coquetel de exercícios para a longevidade”

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/05/18/cientistas-descobrem-primeiro-coquetel-de-exercicios-para-a-longevidade/

Os alunos da Educação Física, sob supervisão do prof. Fábio Kao, dedicaram-se por três meses a desenvolver o programa “mudança de hábitos” contra o sedentarismo. O Projeto envolveu, além dos exercícios, também, conceitos de alimentação saudável, lives e informações importantes para estimular o engajamento das pessoas. 

  E viva o Centro Universitário Eniac e seus alunos  da Educação Física que por meio do Projeto Integrador contribuem para o bem estar das pessoas.



 

 

Tags: Faculdade, Educação, Ensino Médio, Saúde, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes, Projetos

Voltar para a Home