Memórias de um concurso de projeto

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

Dificilmente um ano foi tão agitado para a Escola de Construção quanto o ano de 2019! Fizemos diversas saídas técnicas com as turmas, visitamos tantos lugares em nossas aulas vivas, que nossos estudantes puderam ver a arquitetura e o urbanismo em sua forma mais pura.

O segundo semestre então nem se fale! Começamos com uma aula-visita ao SESC Pompéia com as turmas do módulo de Arquitetura Patrimonial (ARPA), com o intuito de perceberem, na realidade, como é a intervenção em um patrimônio tombado e qual é a relação do espaço público com a cidade em uma das obras mais sensíveis da arquiteta Lina Bo Bardi.

Captura de Tela 2021-03-15 às 10.31.50

Essa mesma galera da foto, alguns dias depois, recebeu a notícia de um concurso de projeto, idealizado pela Prefeitura de Guarulhos em parceria com uma série de instituições privadas. Concurso este que era voltado para os estudantes do município, com foco em preservação histórica e desenho urbano.

Como sempre, topamos essa loucura - de desenvolver um projeto completo para entregar em dois meses para a organização do concurso - e fizemos do Boulevard Calçadão Guarulhos, nosso Projeto Integrador do semestre!

Requalificar o centro, revitalizar a Rua Dom Pedro II e reforçar a ideia de um centro urbano para as pessoas, com mobiliários urbanos adequados, nova iluminação e a participação de quem realmente usa o local!

Preparamos as turmas e nos inscrevemos com mais de vinte equipes. Com o ENIAC em peso, nos mobilizamos para, dentro das disciplinas do módulo, construir novos conhecimentos de todo o universo do patrimônio arquitetônico. Com propostas para novos usos, recuperação de edifícios históricos, aliados aos mais contemporâneos conhecimentos de urbanismo, desenvolvemos nossas propostas.

c0a8b225-040f-4b59-b8cd-346ea7388ff0

E no dia 28 de outubro, colhemos o fruto de nosso árduo trabalho: dos seis prêmios oferecidos, a Escola de Construção do ENIAC recebeu cinco! Primeiro e segundo colocados, além das três menções honrosas oferecidas pela organização.

Das mãos do Prefeito Gutti, a equipe composta por Hugo Iaccino, Kelly Cristina, Jullyana Aparecida, Juliana Duarte e Thuany Mastrocolla receberam seu prêmio:

9eace31d-933a-48bd-813a-3dea227959f5

Por fim, todas as equipes se reuniram para comemorar o encerramento do concurso e para bolar a continuação dos trabalhos para a entrega do Projeto Integrador!

711830db-0d04-4bda-bcc9-aac44bbbc568
Ah, que saudade de comemorar assim, todos juntos!

Tags: Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home