Painel Interativo Casa de David

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

Para construir não nos basta apenas tijolos e cimento, de um projeto desenhado ou de uma maquete 3D. Precisamos, acima de todos esses fatores, de pessoas, que construam e edifiquem. Marcio Cantarelli, arquiteto e professor da Escola de Construção é o tipo de profissional que projeta com ética e seu ofício dentro do ENIAC não poderia ser diferente.
O trabalho junto a instituição Casa de David, localizada em Guarulhos, busca ressaltar os aspectos sociais da arquitetura e, principalmente, a valorização das pessoas.

Marcio, em suas constantes visitas às instalações, percebeu que os ali assistidos poderiam, dentro de suas próprias referências, experimentar o desenho como forma de expressar-se: “Tive então a ideia de fazer uma experiência com os assistidos da Casa de David. Por que não inserir em minha obra traços, esboços e figuras desenhadas por eles? Levar para fora da instituição a beleza e a pureza dessa ingenuidade formal”

3casa-david
A ideia de construir o Painel Interativo Casa de David saiu, literalmente do papel e alcançou as paredes da Casa, um mural de azulejos impressos com os desenhos dos participantes: “Mais uma vez os “meninos” me surpreenderam. Participaram da montagem do painel com 60 peças, seguindo um desenho impresso. A cada peça encaixada em seu lugar, vibravam e batiam palmas com se estivessem vencendo um grande obstáculo.”
O que destacamos aqui não é a qualidade ou o valor artístico expresso em cada um dos desenhos de nosso Painel, mas construção coletiva de um projeto de pertencimento que agora faz parte de suas paredes.

2casa-david

 

Tags: Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home