Primeira semana dos Cursos de Férias 2021 da Escola de Construção!

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

Junho chegou e com ele as tão sonhadas férias para os alunos. Tempos de descansar e ficar longe do ENIAC? Não mesmo!

Desde 2020, priorizamos a educação contínua (afinal o ENIAC não para!) e concebemos uma série de cursos de férias para que todos possam ter acesso a outros tipos de conhecimento. 

Nós da Escola de Construção pensamos em assuntos que sejam do interesse geral, que possam consolidar novos conhecimentos mais globalizados.

Então, para esse ano, pensamos em uma semana com dois encontros abertos para todos os cursos, "Workshop Cores nas Edificações" e a "visita técnica no Centro Velho de São Paulo" e mais três datas com uma abordagem mais específica e de conhecimentos mais técnicos na segunda semana, "Workshop Acústica na edificação", "workshop Gestão de Canteiro de Obras" e "Workshop Análise Gráfica de Estratégias de Projeto".

 

 

O primeiro workshop que rolou foi o de "Cores nas Edificações" com os professores Cristina Melo e Lucas Barros. Nesse dia, os estudantes (incluídos alunos dos cursos de logística e psicologia) puderam conhecer as estratégias psicológicas, relações culturais e históricas, bem como formas de combinar as cores em ambientes construídos. A experiência foi bastante divertida e informal, com a participação ativa do pessoal pelo chat!

 

 

Já no domingo (sim, no domingo!) nos encontramos na Praça da Sé para mais uma de nossas aulas vivas (e que saudade!) pelo centro da cidade de São Paulo.

Os professores Carlos Guerra e Marcio Cantarelli junto de mais de quinze estudantes caminharam pelos edifícios que marcaram os períodos arquitetônicos tão heterogêneos e ao mesmo tempo harmônicos.

 

Nada melhor do que a palavra de Cantarelli para explicar mais sobre a visita:

"Fizemos uma visita técnica pelo centro de São Paulo afim de conhecer a história de sua fundação e desenvolvimento. A região central da cidade é rica em estilos de época, começando pelo nosso Colonial até o Contemporâneo. Começamos nosso passeio pela Catedral da Sé e fomos até a Praça da República. Os alunos puderam vivenciar o desenvolvimento das técnicas construtivas e características de cada momento histórico da nossa arquitetura. No centro encontramos exemplos de edificações projetadas por nomes importantes como Ramos de Azevedo, Rino Levi, Gregori Warchavchik, Franz Heep, Siffredi e Bardelli, Oscar Niemeyer, Artacho Jurado, Paulo Mendes da Rocha e Carlos Bratke entre outros. É conhecendo a nossa cidade e desenvolvendo um olhar critico sobre a nossa arquitetura que podemos fixar o conteúdo teórico de nossas aulas. Nossos alunos precisam deste contato físico com a arquitetura da cidade para entender melhor o seu desenvolvimento urbanístico e arquitetônico."

Essa semana tem mais!

Fiquem de olho nas datas!

Tags: Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home