Projeto STHEM 2019

Por Leonardo Amaral

Os projetos STHEM do Colégio ENIAC estão a todo vapor!

Não é novidade que os estudantes do Colégio ENIAC desenvolvem seus conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharias e Matemática por meio desse projetos, pra lá de ativos e inovadores.

Neste semestre, nossos estudantes iniciaram os projetos aprendendo como planejar e organizar suas ações por meio da elaboração das planilhas LCC e a 5W2H, ferramentas bastante conhecidas da área administrativa e que podem ser utilizadas para registrar como serão efetuadas as ações, assim como por quem, quando, onde, por que, como e quanto é o custo de cada projeto.

Além disso, estão se aperfeiçoando na aprendizagem da Metodologia Científica, realizando pesquisas e elaborando relatórios para que, ao final do semestre, possam apresentar um produto final, que visa resolver um problema social e/ou ambiental.

 O programa de trabalho do STHEM é embasado no desenvolvimento de seis projetos estratégicos, que focam em temas prioritários ao atual cenário do século 21 para alunos do 9° ano do colégio ENIAC. Nestes, contamos com professores-tutores que auxiliam os alunos durante todo o processo do projeto, desde as pesquisas iniciais, embasadas cientificamente, até a finalização do produto proposto e sua apresentação. Durante este processo os alunos têm a oportunidade de conhecer o mundo científico, elaborar relatórios, realizar o planejamento detalhado para o bom andamento do projeto, entender e administrar a divisão de tarefas entre todos os integrantes.

Os encontros para desenvolvimento do Projeto STHEM acontecem todas as quartas-feiras com os alunos do 9° ano. 

A profa. Luanna Siqueira, gestora dos Projetos STHEM no Colégio, nos ajuda a entender melhor os projetos propostos para este semestre:

Telúrio Astronômico - Mentores: Prof°. Manoel Denis e a Profa. Luanna Siqueira.

Este projeto tem como objetivo construir duas maquetes; uma delas representando o Sol, o Planeta Terra e nossa Lua e outra, representando o nosso sistema solar. As maquestes ilustrarão a movimentação do(s) planeta(s), com velocidade proporcional às suas velocidades reais para, a partir disso, demonstrar os movimentos de rotação e translação. Na primeira maquete teremos como foco um recurso didático que demonstre como ocorrem as estações do ano, o dia e a noite. Na segunda maquete teremos todos os planetas do nosso sistema solar e as principais curiosidades sobre eles. A astronomia é uma das áreas do conhecimento que mais despertam curiosidade nos alunos, porém, o ensino é dificultado quando não conta com experimentos e adaptações visuais. Logo, uma das propostas de realização deste projeto é viabilizar  a transmissão desses conhecimentos por meio de recursos didáticos lúdicos.

Retextualização de contos da língua inglesa: Mentora: Profa. Fernanda Lourenço.

Em busca de unir a literatura com a inclusão, o projeto Retextualização de contos da língua inglesa transita por diferentes áreas da comunicação de forma inter e multidisciplinar. Para isso, o projeto passará por etapas desde a leitura do conto de Edgar Allan Poe, compreensão e tradução deste conto da literatura inglesa, até, por fim, tornar-se uma retextualização em nova mídia, tendo como foco principal pessoas com deficiência visual.

Telhado Verde - Mentores: Prof°. Manoel Denis e a Profa. Luanna Siqueira.

É uma iniciativa sustentável que visa minimizar efeitos das ilhas de calor, diminuindo a poluição sonora, melhorando a qualidade do ar e da água (que escoa do telhado verde)  nos grandes centros urbanos. Além disto, o telhado verde possibilita espaço para o plantio de frutas, hortaliças e temperos em pequenos espaços, proporcionando a conscientização dos estudantes sobre uma alimentação mais saudável.

Jornal Eniac - Mentora: Profa. Maria Eduarda.

O jornalismo possui papel fundamental e indispensável na sociedade, uma vez que influencia diretamente na opinião pública. Com o objetivo de desenvolver nos alunos a pesquisa, a elaboração de texto e, principalmente, a visão crítica - isto é, compreender a parcialidade presente nos jornais - ao ler/receber uma informação, o Jornal Eniac divulgará notícias do colégio para os públicos interno e externo. Dessa forma, além de informar pais e alunos sobre eventos e acontecimentos, o jornal será um espaço de divulgação dos outros Projetos STHEM.

Teatro Literário - Mentor: Profº. Lucas Vidal. 

Visando combater o preconceito racial e a intolerância religiosa com relação a religiões tradicionais de origem africana, o projeto Teatro Literário tem como objetivo a adaptação de obras da literatura africana (Mayombe - Pepetela e Terra Sonâmbula - Mia Couto) em peças teatrais. Desta forma, este teatro pretende levar o conhecimento acerca desta área da literatura em língua portuguesa que, ainda, é incipiente e estigmatizada.
 
Laboratório de matemática e recursos didáticos - Mentor: Profº. Eric Maia.
 
O projeto de recursos didáticos pretende estimular a criatividade  dos estudantes a partir da produção de kits didáticos, além de estimulá-los quanto ao aprofundamento nas disciplinas que escolherem para desenvolver seus kitis. Da mesma forma, este projeto irá apontar a dimensão do trabalho com qualidade e com empatia, tendo em vista que o material criado será doado para outros estudantes. A técnica maker, utilizada para a produção dos kist, proporciona um espaço mais lúdico e autônomo de aprendizagem e o Laboratório de matemática trabalha o entendimento sobre alguns fazeres matemáticos, formando assim ferramentas para facilitar a aprendizagem matemática.
Para as próximas etapas do Projeto STHEM, nossos alunos finalizarão suas pesquisas biliográficas e partirão para a construção prática de seus projetos.
Fique de olho para acompanhar as novidades que virão por aí!

Tags: Engenharia

Voltar para a Home