Relato de experiência: o retorno das visitas técnicas em 2021!

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

Desde março de 2020 acordamos, trabalhamos, estudamos e vivemos dentro de nossas casas. O conceito de habitação passou a integrar diversas outras necessidades em nossas vidas. O que causou a completa mudança de nosso sistema de ensino (que agora é quarto, sala de jantar, varanda...)

Se antes, nossos encontros ultrapassavam a sala de aula e chegavam à cidade, até o início do semestre, limitava-se a tela do computador.

A retomada gradativa do estudo presencial permitiu, ainda que dentro de muitos cuidados e avisos, a volta de nossas visitas técnicas. Enfim, poderíamos, mais uma vez, ganhar as ruas e observar a arquitetura e a cidade ao vivo e a cores!

E, para as duas primeiras visitas, escolhemos percorrer trechos já bem conhecidos dos estudantes de arquitetura do Eniac: a avenida Paulista e a região central da cidade de São Paulo!

Na Paulista, os alunos do módulo de Edificações, Materiais e Técnicas puderam observar os sistemas construtivos de diversos edifícios, a interação entre estrutura e estética e como eles se integram no espaço urbano. O aluno do quarto semestre de Arquitetura e Urbanismo, Milton Carlos de Oliveira nos conta um pouquinho de sua experiência:

"Foi muito importante visualizar as diversas estruturas utilizadas, justamente nosso assunto no projeto integrador. Conseguiu elucidar muitas dúvidas e ao mesmo tempo aumentar meu repertório. Este tipo de contato com soluções estruturais aplicadas às edificações visitadas com certeza nos fortalece em nossa formação. Turma toda adorou, as aulas sempre objetivas e com muito conteúdo."

Assim como a estudante do terceiro semestre, Pietra Silva Garcia também do curso de arquitetura:

"As visitas técnicas durante o período acadêmico são muito importantes para termos contato direto com aquilo que estamos estudando. A minha primeira vez indo para a Av.Paulista foi através da visitação com o a faculdade Eniac que me possibilitou conhecer estruturas diferentes das quais eu estou acostumada e consegui também observar vários tipos de materiais estruturais, a visitação me fez “sair fora da caixa” pois lá as estruturas são muito bonitas e diferentes e me deu diversas ideias para meus projetos."

A segunda saída aconteceu nas regiões próximas ao Mercado Municipal, área definida para o estudo e desenvolvimento do Projeto Integrador do módulo Arquitetura Patrimonial. O nome já revela, estudar e atuar sobre patrimônios históricos e culturais consolidados e tombados. Desafio que reserva uma série de detalhes importantes, que somente a visita ao local pode apresentar!

"Ir visitar o centro de São Paulo foi um aprendizado muito importante, lá podemos viver um pouco do que foi a nossa cultura antepassada. Além de ter agregado muitos conhecimentos, como a história do surgimento de alguns patrimônios históricos ou ficar deslumbrado de como eles conseguiam construir tudo aquilo na época do modernismo, enfim foi incrível." nos conta o estudante Giovane Bispo, 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo.

Logo logo o resultado desse reconhecimento de campo poderá ser visto nos Projetos Integradores!

E faremos muitas outras visitas!

Tags: Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home