Inspirado em um modelo alemão, o prof. Mauro Claro, pró-reitor de Inovação do Eniac, idealizou e implementou as Práticas Profissionais, como parte do currículo dos alunos. Destina-se a estudantes da instituição ENIAC, envolvendo desde cursos técnicos até graduações.
A equipe responsável pelo desenvolvimento deste projeto conta com o prof. Caio Fernando de Oliveira como diretor, e prof. Luanna Shimada Siqueira como coordenadora. À equipe da ANA (atividades não aulas) somam-se os profs. Max Marques e Igor Barreto, que elaboram e direcionam, também, ações de estágio supervisionado, atividade complementar e Projeto Integrador.
As práticas profissionais são parte de um programa que integra a necessidade do aluno em aprender na prática com o objetivo da instituição em oferecer um sistema de ensino voltado para o mercado de trabalho. É um sistema de colaboração: de um lado, demandas reais de empresas parceiras, em contrapartida os alunos cumprem as horas de práticas profissionais e/ou estágios supervisionados, o que direciona o aluno para a geração de renda e ingresso no mercado de trabalho.
Os objetivos gerais da prática profissional são:
- Potencializar o desenvolvimento do aluno através da aquisição de habilidades e competências por meio de demandas reais;
- Desenvolver hard e soft skills diferenciais no mercado de trabalho;
- Executar e entregar soluções aos clientes através de produtos/e atividades específicas com acompanhamento de docentes;
- Desenvolver o aluno fora do ambiente de sala de aula e métodos de ensino tradicionais e proporcionar uma experiências real de mercado;
Por meio das práticas profissionais os alunos podem:
- Receber micro certificações;
- Cumprir a grade curricular para os cursos técnicos;
- Ter oportunidade para vivenciar os conteúdos;
- Ter supervisão empresarial e profissional qualificados;
- Receber um contrato com prazo de 2 anos, podendo ser renovado no máximo por mais 2, um período de 4 anos consecutivos;
- Caso o aluno já atue na área de formação há mais de 6 meses poderá abater as horas de estágio e/ou práticas profissionais mediante comprovação.
“É uma experiência única, pois propicia aos alunos vivências reais, seja por meio de ‘cases’ ou mesmo demandas de empresas parceiras. Desta forma, os educandos têm a possibilidade de desenvolver, de forma prática, hard e soft skills que o mercado tanto busca, ", relata Luanna, com quem conversei para conhecer detalhes dessa inovação tão oportuna e valiosa.
Os alunos estão curtindo muito este aprendizado, realizando vídeos no instagram para compartilhar as experiências vivenciadas. Vc pode acompanhar aqui: video Instagran
Cada área de atuação possui um gestor, nome bastante adequado à função, por se tratar, principalmente, de um guia ou orientador de questões trazidas pelos alunos, mais do que um professor, como em um modelo tradicional. Além disso, o gestor torna-se responsável por estabelecer quais atividades serão executadas e fornecer o processo de capacitação e acompanhamento adequado. Ao exercitar esse aprendizado, os estudantes ampliam conhecimentos e conquistam competências diferenciadas, que são bastante requisitadas no mercado de trabalho.
A seguir, os gestores das diversas áreas do Ensino Integrado:
Mecatrônica |
Leonardo carvalho |
Informática |
Fábio Freitas e Paulo Procopio |
Administração |
Vanessa Reyes |
Enfermagem |
Gisele Ginu |
ESPORTE |
Fábio Kao |
MÚSICA/eniacast |
João Gustavo |
NAVE |
Gustavo Ruggiero |
nasa |
Davi Lombardi |
TUTORIA |
Igor Barreto |
Secretária |
Bianca Xavier e Fernanda de Oliveira |
softwares |
Wellington e Claúdia |
apoio educacional |
Luanna Shimada |
Bilingue |
Viviane Regina |
Agência de empregos |
Max Marques |
somar contabilidade |
Renato Lacerda |
actyon solutions |
Alan Camargo |
pró+vida |
Cristiane N. de Melo |
Mais uma vez, Parabéns Eniac! Inovação a serviço da Educação!!
# orgulhodesereniac