Pra matar a saudade e pensar no futuro: ENIAC reabre as portas para nossos ex-alunos

Por Ruy Gerios - CEO na Faculdade Eniac

 

Está completando exatamente 30 anos que a Assembleia da ONU — Organização das Nações Unidas — criou o Dia do Idoso.

A finalidade é dar maior visibilidade para as questões do envelhecimento da população em todas as partes do mundo. Sensibilizar a sociedade mundial torna-se questão primordial no tocante à proteção e cuidados que os maiores de 60 anos necessitam.

No Brasil, os idosos representam quase 15% da população, o que equivale a, praticamente, 30 milhões de pessoas! 

O envelhecimento da população tem profundos impactos sobre a saúde do país, que necessita dar proteção, amparo e promover a dignidade dos mais velhos. O respeito e a convivência familiar e comunitária são fundamentais para a manutenção da sanidade física, mental, emocional e espiritual dos idosos.

A ONU designa como idoso os acima de 60 anos para países em desenvolvimento e naqueles chamados desenvolvidos estão os maiores de 65 anos. Alguns países até estenderam esse limite etário por considerar o quanto os “da melhor idade” têm ainda a contribuir com a experiência e conhecimento acumulados ao longo de suas vidas.

 A situação se alterou bastante nas últimas décadas — a média de vida aumentou, significativamente, em quase todo mundo com todos os avanços da medicina e condições de vida em geral — e muitos idosos continuam atuando em suas atividades profissionais e, em alguns casos, são até os responsáveis pela manutenção da sobrevivência doméstica!

No ENIAC, desde 2016, a atenção aos idosos é um dos projetos sociais de destaque, com grupos dedicados ao coral, artesanato, teatro, inglês, informática, etc. Tais atividades permitem trocas de vivências e interações enriquecedoras entre os que tanto já caminharam... 

A crise sanitária interrompeu, por ora, essas atividades, o que não impediu, quando foi possível, de o maestro Rafael Monteiro sair em um ônibus pela cidade de Guarulhos com entusiasmados cantores, mostrando o vigor e alegria ainda presentes no grupo dos idosos.   

Parabéns ao Grupo Eniac que valoriza e prestigia os mais longevos da comunidade de Guarulhos!!

Feliz Dia do Idoso para todos!

#orgulhodesereniac

 

Tags: Institucional, Blog Eniac

Voltar para a Home