A expansão de cursos técnicos e profissionalizantes

Por Miriam Barcellos

Noticiário recente destaca aumento significativo nas matrículas de cursos técnicos e profissionalizantes. É também notória a demanda pelos chamados “cursos livres”, normalmente de curta duração e que atendem às necessidades de um público variado. 

O movimento mostra a urgência de uma população que atinge no país 14 milhões de desempregados. E mostra também a chegada de investidores numa área ávida por consumir produtos inovadores.

A crise gerada pela pandemia provocou a digitalização acelerada e a migração para o homeoffice, que transformaram o processo produtivo, o comercial e o de serviços. Assim, vários profissionais se vêem obrigados a procurar atualização de conhecimentos para eliminar barreiras com que se deparam no mercado  de trabalho. 

Os empresários, por sua vez,  sentem dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para atender o mercado consumidor, também ávido cada vez mais, por produtos e serviços inovadores.

O reitor do Eniac, prof. Ruy Guérios, há muito observou essa necessidade e criou em 2017 o Ensino Dual, destinado ao ensino médio, inspirado no modelo alemão e australiano. O Eniac desenvolve parcerias com empresários da região de Guarulhos há bastante tempo, o que possibilitou os estudantes frequentarem as salas de aula alguns dias da semana e outros aplicarem seus conhecimentos junto às máquinas nas fábricas que os acolherem. Os jovens são tratados muito além de meros estagiários, mais como trabalhadores que estão iniciando uma carreira, podendo em seguida, se quiserem, frequentar um curso universitário. É evidente que existem diferenças sócio-culturais e econômicas entre os dois países, mas a semente foi plantada.

 A Agência do Futuro é um verdadeiro ponto de encontro entre o empresariado regional e a população que demanda oportunidades de trabalho. O Bolsa Talento também favorece os jovens que aspiram estudar visando uma melhor colocação no mercado tão competitivo em que nos encontramos. As Trilhas Profissionalizantes, criada em 2018, foi uma antecipação da reforma do Ensino Médio, com período integral e escolha da área a seguir. 

Todas essas iniciativas mostram o extremo compromisso do Eniac com a Educação 

 

#orgulhodesereniac

Tags: Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Social, Blog Eniac - Gestão e Negócios, Blog Eniac - Colégio, imprensa-social

Voltar para a Home