Aluno Premium da Escola de Construção conquista prêmio em competição internacional!

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

A 2ª edição do Amazon Experience Cesupa Virtual Challenge, que aconteceu no mês de março, promoveu uma imersão na Amazônia para estudantes brasileiros e estrangeiros. Com objetivo de criação de modelos de negócios sustentáveis, ao longo de duas semanas, os participantes foram desafiados a desenvolver produtos fabricados com insumos da região amazônica, focando na exportação.

 

O evento, que teve parceria com a U.Experience, contou com a participação de 48 estudantes de quatro países (entre eles Brasil, Romênia, China e Chile) que, em grupos mistos, puderam desenvolver o contato entre diferentes culturas e referências.

Isaque Nagy, estudante de arquitetura e urbanismo e aluno Premium, representou o Centro Universitário ENIAC e conquistou o prêmio de primeiro lugar com o projeto Eko Furt | Iara, que consiste em um mobiliário construído com madeira reaproveitada a partir da reutilização de resíduos de açaí.

E para explicar o projeto nada melhor do que o próprio criador:

"A principal proposta foi criar um produto que fosse sustentável e que tivesse relação com a Amazônia. Logo de cara já buscamos saber quais os materiais mais descartados da região amazônica, e fiquei assustado com uma matéria do globo.com. Basicamente descobri aquele sorvete de açaí que amamos comer dá um trabalho gigantesco para ser feito, principalmente pq a fruta do açaí tem uma semente gigante, para você ter uma ideia, a semente do açaí corresponde a 95% da fruta... Sim! Apenas 5% da fruta é polpa. 

Um grande problema que aquela região enfrenta é o que fazer todas as sementes que são descartadas, afinal, Belém produz 16 toneladas de caroços de açaí POR DIA. Sendo assim, juntamente com minha equipe buscamos viabilizar a criação de um MDF utilizando essas sementes, e em pouco tempo, vimos que a ideia era sim viável.

Sendo assim, já teríamos um material 100% sustentável, porém tenho uma característica muito forte dentro de mim que é sempre fugir do senso comum (principalmente quando eu me identifico com a proposta). Então comecei a pensar em outras formas de tornar essa ideia interessante, e após muitas ideias descartadas, decidi fazer móveis que funcionam como uma espécie de Lego gigante.

A ideia assim como apresentado, é a confecção de móveis sem o uso de pregos, colas, parafusos ou qualquer periférico. Tudo 100% encaixado e formado por várias peças pequenas (exatamente como um quebra cabeça), tornando o momento da montagem muito mais divertido e desafiador. Além disso, alguns modelos apresentam alguns detalhes de referências indígenas, como por exemplo o modelo Eko Naiá que apresenta algumas tribais dessa cultura.

E pensando no LTV do cliente, propomos uma ideia de ir aumentando os desafios gradativamente, oferecendo produtos de vários níveis diferentes: muito fácil, fácil, médio e difícil."

 

Para completar, o estudante ainda nos apontou como as aulas e projetos da Escola de Construção o auxiliaram na criação da proposta:

"O Projeto Integrador do Eniac sem dúvidas foi extremamente importante para atingir esse objetivo. A todo momento na vida, estamos vendendo alguma ideia, seja para conseguir uma vaga em uma grande empresa, abrir um negócio, apresentar um projeto ou até mesmo chamar alguém para sair. A habilidade de vendas é uma ferramenta essencial para quem almeja grandes objetivos na vida, e o projeto integrador permite que o aluno se acostume com essa ideia de vender sempre da melhor forma. Além da minha proposta ter sido extremamente inovadora, sei que o que diferenciou muito o projeto foi a forma que eu juntamente com a minha equipe apresentamos, e essa parte só foi possível por causa de uma integrante chamada Fernanda Tocantins e a sua excelente expertise com os programas Sketchup e V-ray. Principalmente para o curso de arquitetura que trabalha tanto com o visual isso é mais do que essencial, e me alegra muito saber que o Professor Carlos Guerra está providenciando oficinas para melhorar as habilidades dos alunos, isso mostra que realmente não é só marketing, mas o Eniac realmente é diferente!"

Tags: Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home