Arquitetura e Urbanismo volta para laboratório presencial de Projetos.

Por Prof. Coordenador Carlos Guerra

Para o desenvolvimento do curso de Arquitetura e Urbanismo os alunos participam do projeto integrador para poder integrar e colocar em prática todos os aprendizados adquiridos nas disciplinas.

Esse desenvolvimento prático do projeto necessita de atenção especial e parceria com o professor responsável, para isso a integração presencial se faz muito importante.

o Curso de Arquitetura e Urbanismo possui características muito específicas no que se diz respeito ao ensino prático e inserção no mercado de trabalho, por conta disso a Escola de Construção do centro universitário ENIAC dá uma atenção especial para o desenvolvimento de seus projetos integradores, pois serão através destes projetos que o aluno terá ou não facilidade de se inserir dentro do mercado da construção civil brasileira, sendo nestes projetos integradores que o aluno aprende o que é projeto arquitetônico e também como se insere de forma clara e eficiente no mercado de trabalho.

Em meio as dificuldades da pandemia voltamos com dois projetos integradores de forma híbrida entre presencial e remoto, sendo que esses projetos possuem os seguintes temas: um para o desenvolvimento de requalificação de toda a Av. Celso Garcia no Município de São Paulo e outro para o desenvolvimento de um novo projeto para o Zoológico do Município de Guarulhos em parceria com o CITIG (centro de inovação tecnológica de Guarulhos), em ambos os projetos os alunos visitam o local de intervenção e conversam com os principais agentes envolvidos e desenvolvem os projetos dentro de todos os parâmetros observados nos levantamentos físicos e legais da área.

alunos desenvolvendo os projetos:

WhatsApp Image 2020-10-27 at 14.15.12

 

WhatsApp Image 2020-10-27 at 14.15.10 (2)

 

WhatsApp Image 2020-10-27 at 14.15.12 (1)

 

WhatsApp Image 2020-10-27 at 14.15.10 (3)

 

A prática de desenvolvimento de projeto arquitetônico que é o carro chefe da profissão do arquiteto e urbanista é muito importante e vital para a vida profissional de nossos alunos, por isso a Escola de Construção da tanta atenção e importância para esse fundamental elemento de aprendizagem e coloca isso como o principal fator do desenvolvimento de seus cursos.

no ano de 2019 nossos alunos participaram de um concurso de projetos arquitetônicos para o calçadão do município de Guarulhos onde foram atribuídos 6 prêmios para os concorrentes, onde nossos alunos venceram 5 dos 6 prêmio ficando como 1º e 2º lugares, mostrando para nós da Escola de Construção a eficiência e importância de nossos Projetos Integradores e mostrando que estamos realmente no caminho certo de formação profissional de nossos alunos.

Depoimentos:

O desenvolvimento de um projeto de arquitetura depende de criatividade e do conhecimento técnico. Laboratórios de desenho, onde o professor interage com o aluno, fazem com que os conceitos sejam praticados em tempo real. O esboço, o croqui, as perspectivas à mão livre são essenciais para a definição de um bom projeto. Essa orientação presencial é mais eficaz e mais rápida para uma aprendizagem ativa. "Professor Márcio Cantarelli".

 

As aulas presenciais no curso de Arquitetura no Eniac são mais que aulas, é a interação e a troca de ideias e informação que temos com os colegas de turma e com os mais avançados. Todos os professores se envolvem independente de quem é seu professor naquele módulo. Arquitetura precisa do tete a tete. " Rayane Aguiar Azeredo, aluna do 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo".

 

Escola de Construção Eniac

Arq. Me. Carlos Guerra - Coordenador da Escola

Tags: Faculdade, Notícias, Blog Eniac, Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home