Ano Novo com uma boa nova!!

Por Miriam Barcellos

Um novo Céu se abre sobre nossas cabeças anunciando um janeiro com novas perspectivas.

Apesar de haver comemorações comuns, em muitos lugares do mundo o início do ano é festejado em datas diferentes. Mas, na maioria do mundo ocidental, 2022 acaba de começar: a esperança de um mundo melhor, com planos de renovação pessoal e desejos reiterados de superação, perdão, harmonia e paz! 

Nos últimos dois anos o mundo todo se viu às voltas com um inimigo comum, e neste momento, a despeito da necessidade de contínuos cuidados, pois não é hora ainda de baixar a guarda, encontramo-nos em uma situação mais favorável e com menores riscos. 

As sequelas da crise sanitária afetaram a vida de todos nós. Não conheço, nem pessoalmente, nem por informação, uma pessoa que não tenha sido afetada, em diferentes graus, pelo terrível acontecimento.

E se pensarmos em termos de país, a situação torna-se mais dramática. Números e estatísticas são sempre assustadores, tanto para más, quanto para boas informações, pois, parece, que os órgãos de notícias, pesquisas e levantamentos estão cada vez mais articulados. 

Na última 2a feira, dia 3/01, foi apresentado pela mídia levantamento que afeta uma imensa parcela dos jovens do nosso país: pessoas com até 29 anos que não estudam, nem trabalham. Com o doloroso nome de “nem-nem” essa população representava 30% dos jovens no 2º semestre de 2021, o equivalente a 12,3 milhões de pessoas. O número está em crescimento desde 2012, quando representavam 25% dessa faixa etária. A pandemia só veio agravar o problema já antigo: os jovens ou abandonam os estudos, ou se formam e não conseguem adentrar no mercado de trabalho.

E qual a boa nova??

O drama que afeta jovens, e suas famílias, da região de Guarulhos pode ser amenizado com o programa “Ensino Médio para Todos” que o Eniac lançou como oportunidade para alunos com mais de 18 anos.

As aulas são disponibilizadas, gratuitamente, de maneira híbrida (online e presencial), utilizando a estrutura da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da instituição. Cada ano do Ensino Médio pode ser realizado em 6 meses. Além do mais, o programa inclui atividades práticas, e capacitação em empreendedorismo, o que propicia aos jovens qualificação e entendimento maior do mercado regional, tão grande e complexo quanto o das grandes capitais. “A retomada da economia da nossa região depende muito da presença de mão de obra qualificada”, afirma o prof. Ruy Guérios, reitor do Eniac.

                                                 ___ENIAC_DIFERENTE 1625159721994

No dia 15/01, às 9h30 haverá um evento com presença de lideranças de movimentos jovens e autoridades locais onde será apresentado, formalmente, o programa de forma híbrida e com transmissão pela internet.

Para participar, basta se inscrever aqui:  https://www.eniac.com.br/eventos

Não é mesmo uma boa nova?!!

 

#orgulhodesereniac

Tags: Educação, Ensino Médio, Social, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Cursos Gratuitos

Voltar para a Home