Aulas hibridas online e presencial funcionam? São Seguras?

Por Prof Marcus Valério - Coordenador de Projetos

Desde o início do ano é possível oferecer aos alunos do Centro Universitário ENIAC a possibilidade de voltarem a frequentar algumas aulas presenciais, mas como há alunos que optam por continuar na modalidade online, estamos oferencendo o ensino híbrido unindo online ao presencial. Como fazer isso? Esta foi a pergunta que nós educadores nos fizemos no final do ano passado quando surgiram rumores desta possibilidade. 

Eu sou professor há 19 anos e sempre gostei de novos desafios, desta vez não foi diferente, fiquei a pensar como tornar esta experiência de aula agradável aos dois públicos. Tenho desenvolvido com os alunos, durante as aulas híbridas, práticas de laboratório para eletrônica: os alunos no presencial utilizam kits educacionais para realizar experiências, enquanto os alunos online assistem aos colegas presenciais realizando os procedimentos. A interação entre as modalidades é muito produtiva, pois trocam informações, tiram dúvidas, analisam o passo a passo, a fim de tomarem a melhor decisão.

Em virtude da pandemia que enfrentamos desde o ano passado, os alunos do presencial, para chegarem nas salas, precisam cumprir alguns procedimentos de segurança, a fim de garantir segurança de todos; por exemplo: o aluno Welton Santana declarou: “ estive presencialmente esta semana na aula de Sensores Industriais em um dos Laboratórios do Eniac e posso afirmar que a experiência foi muito boa, todos os procedimentos de seguranças foram cumpridos, desde o acesso ao prédio, distanciamento e higienização dos componentes utilizados”.

Outro aluno, o Leandro Alves confirmou : “ O sistema híbrido adotado pelo Eniac está fantástico, pois os alunos estão tendo a oportunidade de acompanhar ao vivo as aulas de forma online e também presencial. O destaque na aula presencial é o rígido controle de higiene e segurança que o Eniac tem adotado”. Por meio dessa declaração observa-se um grande diferencial, mostrando que o Eniac está preparado para receber seus alunos, respeitando todos os protocolos de segurança, garantindo assim a integridade de professores, funcionários e alunos, esses últimos acabam também ganhando a oportunidade de voltar a conviver no espaço educacional, que tanto ajuda no desenvolvimento prático de muitas atividades.

O aluno Maycon Santos contribuiu falando da importância de poder voltar a frequentar um laboratório para sua formação de Engenheiro: “ A experiência presencial feita no Centro Universitário ENIAC foi muito gratificante, não apenas porque você vai lá colocar em prática tudo aquilo que se aprende em sala de aula virtual, mas também de pôr a ‘mão na massa’, de ver aquilo funcionar, com suas próprias mãos, saber ajustar os equipamentos, tomar os cuidados para não danificá-los, ou até se machucar com eles, além de saber que se der errado pode-se tentar de novo até pegar o jeito da coisa”.

E Maycon conclui falando da oportunidade de poder voltar a se relacionar com os colegas de sala: “você percebe o quanto é importante tanto para o aprendizado, quanto para vida, ter o convívio com as pessoas, as trocas de informações, experiências, poder aprender e errar juntos; às vezes, até as conversas paralelas, que não tinham a ver com a matéria, mas que não fugiam do conceito de aprendizado, ajudam no nosso conhecimento”.

Tags: Faculdade, Tecnologia, Educação, Notícias, Blog Eniac - Engenharia

Voltar para a Home