Ação de artista repercute no Congresso Internacional Lixo Zero

Por Miriam Barcellos

Assistir às lives do Congresso Internacional de Cidades Lixo Zero, nos dias 22/23 e 24 de junho, foi uma rara oportunidade de conhecer as principais iniciativas e atividades ao redor do mundo. Estavam representados mais de 20 países, mais de 250 palestras de instituições envolvidas com o tema e como elas estão trabalhando e lidando com a questão que só vem se avolumando nos últimos anos. Também os assuntos foram bastante diversificados: resíduos sólidos, reciclagem, inovações tecnológicas, certificações, ESG, compostagem, economia circular e muitos, muitos outros. Foram três dias de muita informação. 

“O conceito Lixo Zero - É uma meta para guiar pessoas e instituições a mudarem as práticas para incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A partir de premissas éticas, econômicas e eficientes, a metodologia promove maneiras específicas de cuidar dos resíduos que jogamos fora. Também propõe medidas de ação pública e privada que minimizem os impactos do aquecimento global.”

Os painéis do Congresso permitiram reconhecer desde entidades governamentais, da sociedade civil, e mesmo iniciativas individuais, mas que têm intensa repercussão no mundo.

É o caso da artista plástica holandesa, Maria Koijck, que causou forte impacto com sua arte utilizando, inicialmente, em suas esculturas garrafas de plástico. Após uma viagem a Serra Leoa, ao retornar para seu país, começou a juntar garrafas e fez um enorme cisne só com esses descartes. Posteriormente, ficou sabendo que estava com um câncer e foi submetida a uma cirurgia para reconstrução do seio. Maria, enfermeira muitos anos antes, ficou impressionada com os materiais descartáveis utilizados agora na área médica. Conseguiu, após muitas petições, que todo material utilizado em sua cirurgia fosse separado, o que resultou em mais de seis sacolas de lixo. Sua filha produziu um vídeo, que viralizou e fez com que muitas indústrias farmacêuticas, como Johnson & Johnson, mudassem seus métodos produtivos para mais sustentáveis: “Vocês mudaram muita coisa” era o que Maria mais escutava.

São iniciativas como essa que mudam e transformam o mundo. 

Abaixo, links da arte de  Maria Koijck e do vídeo a respeito de material usado na cirurgia:  

https://www.youtube.com/watch?v=h9o8Q4E5jlA

https://www.instagram.com/p/CME3h0Mnzyu/

As apresentações do Congresso Internacional de Cidades Lixo Zero foram importantes pois incluíam descrição de processos, o passo a passo para atingir resultados mensuráveis, bem como a disponibilidade de futuras interações com o público interessado, seja para troca de experiências ou mesmo fornecer assessoria.

A programação foi construída para difundir conceitos, dados, boas práticas e legislação vigente e abrangiam o aspecto estratégico, gerencial e o operacional.

Mais informações no endereço http://www.cidadeslixozero.com.br/

O Grupo Eniac, em parceria com a prefeitura de Guarulhos, é um forte aliado do processo Lixo Zero. Já recebeu, inclusive, premiação pela forma de sua atuação, assim como seus professores que trabalham constantemente a educação ambiental junto a seus alunos.

#orgulhodesereniac

Tags: Faculdade, Educação, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home