Campeonato de Fisiculturismo no campus do Eniac

Por Miriam Barcellos

 

Você sabia que no último fim de semana, dias 21 e 22 de agosto, o Eniac sediou o Campeonato Paulista de Fisiculturismo, e o Campeonato para Estreantes da modalidade? Ainda que já faça uma semana que o evento ocorreu, vale muito registrar neste espaço o acontecimento, pois se reveste de importância para o Esporte e para todos os envolvidos na modalidade.WhatsApp Image 2021-08-23 at 10.35.11

Organizado pela WBPF que promoveu, também, no sábado anterior o Curso de Arbitragem, um encontro com 9 professores, atletas e treinadores visando atualização das novas  exigências da modalidade.

O Fisiculturismo é classificado em 2 categorias: masculina e feminina, cada uma delas com regras e formas de análise próprias, mas em geral, as duas buscam densidade e definição muscular, separação entre as fibras e simetria. A classificação abrange ainda divisão por idade, altura e peso.

Busquei por informações adicionais e, surpresa, constatei o quanto é exigido dos praticantes, seja quanto aos treinos esportivos, tanto quanto à dieta alimentar. Outro elemento que muitos citam é o preconceito que ainda envolve esse esporte.

A aluna de Educação Física do Eniac Fernanda de Freitas participou da competição na categoria Bikini. Wagner Júnior, graduado em Gestão Comercial no Eniac, participou como iniciante e representante do Paraculturismo. Wagner  é “um grande exemplo para muitos apaixonados por esporte”, salientou o prof. Kao, Coordenador de Esportes do Centro Universitário do Eniac e que acompanhou tanto o treinamento, como o Campeonato.

                        WhatsApp Image 2021-08-23 at 10.35.11WhatsApp Image 2021-08-23 at 10.34.44

Conversei com Wagner que me contou, bastante emocionado, o quanto havia se preparado, cuidando de suas emoções e de seu preparo físico, chegando a perder, num só dia perto de 8 quilos! É quando vemos o quanto esse atleta teve que transpor, em sua caminhada de autoconfiança, rumo ao palanque dos que se iniciam como vencedores. 

Mais uma vez, o ENIAC dá demosntração de seu apoio à Educação e ao Esporte, como áreas interdependentes e complementares.

#orgulhodesereniac

Tags: Faculdade, Educação, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home