CEO's apontam perspectivas para 2021

Por Miriam Barcellos

 

Neste início de 2021 CEO’s de diversas áreas significativas da economia do país , como bancos, empresas ligadas à saúde e ao comércio varejista, entre outros, deram seu parecer sobre o ano que se inicia. Muitos citaram que o “novo normal” está ainda na dependência da vacinação, o que torna o processo ser bastante imprevisível. 

A principal característica, que todos apontaram, neste quase um ano de crise sanitária que o mundo todo enfrenta, foi a transição para o homeoffice de seus colaboradores e a digitalização, necessária para o acompanhamento dos negócios.

Estes desafios envolveram um aprendizado em tempo inimaginável há um ano atrás. O trabalho remoto, que já existia em pequena escala, alcançou todos os colaboradores, com exceção de algumas atividades essenciais. A digitalização, até pouco tempo praticada por minoria, obrigou profissionais de todas as áreas a se adaptarem a uma situação totalmente extraordinária.  

Esses grandes gestores mencionam que o foco continua nos seus clientes, que por sua vez, também tiveram seu perfil alterado. Mais e mais os consumidores tornaram-se digitais, mais exigentes, com maior conhecimento do mercado e portanto com novos hábitos de consumo.

A incerteza para o novo ano, que inclui a vacinação - sabendo que somente ela, não vai ser responsável por mudar tudo -  demanda uma constante atenção, ainda mais com a entrada de novos agentes no mercado. Sim, a crise gerou muitas oportunidades também! Assim, encontrar equilíbrio nesse tripé de foco no cliente, digitalização constante e eficiência para enfrentar o mercado, cada vez mais competitivo, são desafios de aprendizagem inéditos. 

A sustentabilidade que era vista como cara passa a ser pré-requisito. O trinômio econômico, social e ambiental torna-se parte das agendas empresariais, visto ser exigência cada vez maior dos consumidores, acionistas e colaboradores.

Todas essas observações me levam a olhar para o Eniac e sua atuação, tão inovadora e pertinente aos dias do novo ano:

A digitalização ocorreu em questão de horas, sem interferir na qualidade do ensino e na agenda dos cursos. O corpo docente e discente, bem como parte dos colaboradores se deslocaram para homeoffice, adaptando-se rapidamente ao mundo digital, pois este já era bem conhecido. A sustentabilidade, apoiada pelo inestimável suporte do CITIG - Centro de Inovação e Tecnologia de Guarulhos - há muito contribui e faz parte das ações do Eniac.

O ensino híbrido, com aulas presenciais - para alunos que o desejarem - seguindo critérios seguros, definidos inclusive por Inteligência Artificial, já é uma realidade neste ano que se inicia de volta às aulas. E é evidente que o ensino online continua, com aulas gravadas, o que possibilita assisti-las no horário e dia que for mais conveniente. 

Assim, o foco no nosso principal “bem”, nossos alunos, continua a todo vapor. Nosso CEO, prof. Ruy Guérios acaba de implementar mais uma ação inédita, o programa Seguro Enem, com bolsas e descontos para alunos da graduação Premium. 

Os desafios a enfrentar são grandes. Todavia as respostas atestam nosso alinhamento com perspectivas favoráveis para o ano que começa. Vamuuuu...

#orgulhodesereniac

 

Tags: Inovação, Educação, Blog Eniac - Gestão e Negócios

Voltar para a Home