Construção da Estação Meteorológica Eniac

Por CITIG

O projeto de implementação da Estação Meteorológica é mais uma parceria que surgiu entre o Centro de Inovação e Tecnologia de Guarulhos – CITIG e o Núcleo de Pesquisa (NupE) do Grupo Eniac

Estação meteorológica eniacWhatsApp Image 2020-11-05 at 09.45.16

 

Estação meteorológica eniacWhatsApp Image 2020-11-05 at 09.45.15

 

Os pesquisadores do NupE em conjunto com um grupo de alunos de Iniciação Científica deram início a uma  pesquisa em junho de 2019 para implementação de uma Estação Meteorológica no ENIAC. Após a pesquisa, solicitaram a contribuição dos engenheiros do CITIG para a execução do projeto.

 

 
 

 

A equipe do CITIG com base nas pesquisas, e no que foi apresentado como ideia de produto final, deu início, então, ao desenvolvimento, em agosto de 2020, de toda a parte eletrônica, controle, testes para a  instalação da Estação Meteorológica, bem como acrescentou outros dados à pesquisa inicial.

O grupo de profissionais envolvidos nesse projeto é composto por:  dois engenheiros de automação e controle, um engenheiro em mecatrônica, dois engenheiros eletricistas, dois técnicos em mecatrônica  e três estagiários. A liderança do projeto é do prof. Otávio Mendes, e a supervisão geral é do prof. Sebastião Garcia Jr.

 

Estação meteorológica eniacWhatsApp Image 2020-11-05 at 09.45.15 (2)

 

A estação está na sua fase final de testes e após sua implementação será entregue ao NUPE na primeira quinzena do mês de novembro, para que novas pesquisas e/ou inovações possam ser desenvolvidas a partir desta Estação Meteorológica inicial.

#orgulho de ser eniac

 

Texto: Lucas Carlos - Edição: Miriam Barcell

Tags: Inovação, Tecnologia, CITIG, Blog Eniac, Blog Eniac - Engenharia

Voltar para a Home