Coordenador dos cursos da Escola de Construção faz palestra para curso de pós-graduação da FAUUSP

Por Carlos Guerra e Cristina Melo

Carlos Guerra, coordenador dos quatro cursos da Escola de Construção participou, na manhã do dia 29 de abril, da disciplina AUT-182 dos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo (FAUUSP).

Com cerca de 35 alunos, a disciplina conta com a experiência docente de seus professores, Reginaldo Ronconi, Fábio Mariz Gonçalves e Mário Henrique Simão D'Agostino e o convite ao nosso coordenador foi feito para que contasse a experiência de desenvolvimento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Design de Interiores e Construção do edifício, suas integrações e sua inovadora proposta de concepção integralizada.

 

 

Em pouco mais de uma hora, Guerra mostrou todo o processo que vem desenvolvendo, de 2015 até hoje. Da integração entre os quatro cursos dentro de uma mesma base conceitual até a estruturação das disciplinas que somam conhecimentos mês a mês para o projeto integrador.

 

 

O compartilhamento das experiências práticas como coordenador e professor puderam contribuir para amplas discussões acerca da concepção de planos, disciplinas, avaliação e, principalmente, sobre a formação das habilidades práticas e profissionais dos estudantes.

 

 

Nosso professor ainda ressalta a importância do canteiro experimental de obras para uma ação ainda mais próxima da realidade: a ideia de que o profissional da construção deve saber construir de fato e não apenas idealizá-lo ao projetar o espaço.

O encontro encerrou-se depois de meia hora do término oficial da aula e deixou claro que o compartilhamento de práticas e princípios docentes deve ser sempre discutido para que possamos aprender e trocar experiências!

Tags: Blog Eniac - Construção

Voltar para a Home