Criar e abastecer Cofrinho Solidário: Educação Financeira em ação

Por Miriam Barcellos

 

O projeto Cofrinho Solidário foi idealizado com o objetivo de trabalhar com os educandos* conteúdos como sistema monetário, economia, responsabilidade socioambiental e, principalmente, valores como o amor ao próximo, empatia e solidariedade.

O projeto teve início com cada aluno confeccionando seu cofrinho, utilizando material reciclado, para que durante o ano seja utilizado para arrecadar as economias financeiras.

Neste momento, plantamos a sementinha do bem. Os alunos já ficam ansiosos e entusiasmados para começarem a arrecadar o dinheiro, pois sabem que tudo o que for arrecadado será revertido para compra de brinquedos para crianças de uma instituição carente.

Houve participação de toda a família e amigos nessa missão. 

Recordo que em uma de nossas aulas sobre o projeto, que ainda era na modalidade online, a vovó de um aluno fez questão de participar e toda emocionada colocou a sua contribuição no cofrinho do neto. Todos os alunos presentes aplaudiram-na e agradeceram. Foi um momento muito especial e emocionante!

É gratificante presenciar em crianças tão pequenas o entusiasmo em querer e poder ajudar o próximo . Com a ajuda de todos, conseguimos presentear 105 crianças** da Instituição Creche Chico Mendes .

Como os meus pequenos disseram: 

Oba! Estamos muito felizes, pois conseguimos fazer mais feliz o Natal de 105 crianças! 

Tenho certeza que a sementinha que plantamos em cada aluno dará excelentes frutos e eles se tornarão cidadãos que farão a diferença no mundo!”

Nada melhor do que o texto da idealizadora do Projeto, prof. Andreia Caumo! A nós, só cabe nos congratularmos e aplaudir essa iniciativa tão brilhante e magnânima: uma oportunidade de semear nas mentes e corações dos alunos valores elevados que permanecerão nos futuros cidadãos.  

* crianças, entre 7 e 8 anos - alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 

** crianças entre 3 e 4 anos

Abaixo, fotos da entrega dos presentes para as crianças da "Creche Chico Mendes"

       IMG_0395IMG_0427IMG_0463

    IMG_0432 (1)IMG_0415IMG_0478

#orgulhodesereniac

 

Tags: Educação Infantil, Educação, Ensino Fundamental I, Social, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac

Voltar para a Home