Cursos de Engenharia do ENIAC são avaliados como os melhores da região

Por Profa. Raquel Lazarini

O ENIAC – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior –  conquistou um grande resultado na avaliação feita pelo MEC (Ministério da Educação) por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2019, indicador que avalia as Instituições de Ensino Superior (IES) com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

De acordo com os dados divulgados pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na manhã desta quarta-feira, 09/11, os nove cursos de engenharia do ENIAC foram considerados os melhores de Guarulhos e região. Ao todo, 8.188 cursos de graduação de diversas áreas que participaram do processo de avaliação.

A instituição ficou na primeira posição na região nos seguintes cursos: Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção (EAD), Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia Civil e Engenharia Civil (EAD).

Além destes, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do ENIAC também liderou a avaliação, sendo que foi o único que recebeu o conceito “Muito Bom” – nota 4 (a nota máxima é 5). Os demais tiveram notas abaixo de 4.

O mantenedor do ENIAC, o professor Ruy Guérios, afirmou que os resultados mostram que a instituição é uma referência nacional entre as Instituições de Ensino Superior. “Quando o ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz que os indicadores obtidos pelo CPC são fundamentais para analisar os caminhos do Ensino Superior, chegamos à conclusão de que, com as nossas notas, podemos colaborar – e muito – para o futuro dos estudantes brasileiros, não só os do ENIAC. E como sempre fizemos desde a nossa fundação, estamos à disposição para ajudar de todas as formas possíveis”, disse o professor.

Ruy também destacou a fala de Alexandre Lopes, presidente do Inep, que chamou a atenção para o fato de os resultados do CPC 2019 servirem de referência também para o processo regulatório e o aprimoramento da educação superior no Brasil.

“O presidente do Inep afirmou que os resultados são muito esperados pelo setor educacional para auto avaliações, no sentido de melhorar o ensino superior brasileiro. Estou de pleno acordo com ele. Ficamos muito felizes com o reconhecimento do método ENIAC de ensino e parabenizo mestres e alunos pelas notas que conquistamos. Continuamos sempre em busca da evolução para nos mantermos entre os melhores e oferecer uma educação de qualidade por meio de nossos cursos”, completou o professor.

Tags: Imprensa, Institucional, Engenharia, Notícias, MEC, Qualidade

Voltar para a Home