Encerramento do Projeto STHEM 2020

Por Miriam Barcellos

Quando o ano letivo de 2020 teve início, o projeto STHEM, sob a coordenação de Andressa Ruiz Barbosa, começou a ser desenvolvido pelas professoras Janete Tinte Pereira e Callinca Araújo Vilhena.

Estávamos acostumados a circular livremente, envolvidos na correria do nosso dia a dia, mas de uma hora para outra, fomos obrigados a nos isolar totalmente de tudo e de todos, vivenciando momentos de dúvidas, incertezas e até mesmo, um certo medo.

As mudanças provocadas em nossa rotina ocasionaram o replanejamento dos processos, das estruturas e das metodologias que até então estavam sendo aplicadas em nossas aulas.

Os professores William Alexander Furtado Rodrigues, Luis Felipe Martins Cruz e Guilherme Padovani Bensone foram convidados a integrarem a equipe STHEM.

Foi preciso que nos adaptássemos rapidamente e de maneira assertiva para que os nossos objetivos pudessem ser atingidos.

E foi exatamente isso que aconteceu.

Nossa primeira “batalha” aconteceu durante a Semana do Conhecimento 2020, entre os dias 19 a 23 de outubro, onde nove trabalhos foram submetidos à VII FECEG - Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos, cujo tema foi: Inteligência Artificial - A Nova Fronteira da Ciência Brasileira. Nós, professores do colégio Eniac, também trabalhamos com o tema Lixo Zero.

Screenshot_1

O resultado foi extremamente satisfatório, obtivemos cinco premiações.

Screenshot_2

 

Screenshot_3

 

Screenshot_4

 

Screenshot_5

 

Screenshot_6

 

Para engrandecer ainda mais essa conquista, fomos convidados a participar de duas lives na 4ª edição da Semana Lixo Zero, que aconteceu entre os dias 23 e 31 de outubro, em que apresentamos os projetos desenvolvidos para a FECEG

Em todo Brasil, mais de 100 cidades participaram da mobilização. Em Guarulhos, a meta foi organizar cerca de 80 atividades em vários pontos da cidade. Neste ano, o tema foi “Lixo Zero inspira minha cidade”, com foco na conscientização de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. O evento foi coordenado na cidade pela Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, responsável pela organização em âmbito nacional.

 

Screenshot_7

 

Screenshot_8

 

 

 

O nosso trabalho não estava finalizado. Havia cerca de 100 projetos a serem analisados e destes, apenas 10 seriam selecionados como os Melhores Projetos STHEM 2020 do Ensino Fundamental II.

A cerimônia de apresentação ocorreu no dia 03/12, também no formato online e contou com a participação especial de avaliadores convidados do time da Incubadora CITIG - ENIAC, professores do Ensino Fundamental II, Celi Pereira, chefe de divisão técnica de Educação Ambiental da SSP e embaixadora Lixo Zero em Guarulhos e do diretor do Centro Universitário Eniac, Pedro Guérios. O evento foi transmitido pelo Núcleo Audiovisual Eniac (NAVE) e organizado pela coordenação e direção do Colégio.

 

Screenshot_9

 

 

 

Abaixo estão relacionados os links dos vídeos que foram elaborados por nossos alunos para a apresentação de seus projetos:

 

- CARRO ECOLÓGICO (6ºB) _ https://youtu.be/tYFyyRz7SJQ

- LIXEIRA JAPPP (6ºD) _ https://youtu.be/EmEO_718Hbw

- SARA (6ºD) _ https://youtu.be/DINdy6A89Ek

- JUMPTRASH (7ºA) _ https://youtu.be/4DkK2YzQPmA

- BOLT O SUPERCARRO (7ºC) _ https://youtu.be/Vb80Yx7yHtQ

- SMART TRASH (8ºC) _ https://youtu.be/fWdv9-NaH_g

- SMASH TRASH L.L.A (8ºC) _ https://youtu.be/8iuNrMs1emQ

- PARR (8ºC) _ https://youtu.be/j2_jZrEeh-Q

- EU SOU SEUS OLHOS (8ºD) _ https://youtu.be/DZmZj6Kir1M

- RECYCLE BIN (7ºA) _ https://cutt.ly/QhUPlqn

- APLICATIVO PARA MAPEAMENTO DO DESCARTE DE LIXO RECICLÁVEL (7ºB) _ https://cutt.ly/VhUPnYI

- PROJETO LIXO ZERO (7ºC) _ https://cutt.ly/vhUPIPN

- LAB-ZERO (7ºD) _ https://cutt.ly/4hUPGFg

- LESS TRASH (8ºC) _ https://cutt.ly/phUPVBi

- LIXO ZERO (8ºB) _ https://cutt.ly/ChUP8qo

- SEPARADOR DE RESÍDUOS (8ºA) _ https://cutt.ly/chUAeSg

 

A pandemia da Covid-19, doença causada por um vírus invisível e que impactou tanto na nossa vida, mostra-nos que é necessário às vezes mudar o percurso e aproveitar-se da adversidade para desenvolver novos modos de aprendizagem e que não podemos e nem devemos ficar inertes ao que este surto vem nos causando.

 

Estamos em casa, mas continuamos trabalhando pela Educação, sabendo que um ensino de qualidade será peça fundamental para a superação desta nova crise e que o sucesso alcançado pelo projeto STHEM no Ensino Fundamental II, neste ano tão atípico, foi possível graças ao estreitamento da parceria pais-alunos-escola.

 

 

Texto: Janete Tinte Pereira - Mentora do Projeto STHEM Ensino Fundamental II.

 

Tags: Inovação, Apredizagem Ativa, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac

Voltar para a Home