Engenharia no ENIAC tem aula prática mesmo a distancia!

Por Prof. Eng. Lucas Carlos

    Um curso de excelência em engenharia deve ser inovador e trazer ao estudante o máximo de realismo a sua profissão. Para isso deve-se repensar a metodologia de ensino utilizando a tecnologia a favor da didática e da interação com os discentes, e nada melhor para se reinventar e fazer diferente do que utilizar a cultura maker aplicada no aprendizado. Um exemplo disso, foi a metodologia usada nas aulas práticas de processos Industriais. Os assuntos abordados na aula do dia 01 de fevereiro de 2021 foram metrologia e fixação de peças e ferramentas, além dos conceitos de normas, segurança e gestão do processo produtivo, que comumente são demonstrados em aulas teóricas, mas o ENIAC é diferente!
     Para demonstrar o potencial de nossos laboratórios aos alunos e trazer a vivência de setup, segurança, treinamento e cuidados nos processos de fabricação, os professores Lucas Carlos, Anderson e Lucas Willenshofer levaram os alunos ao laboratório de forma online, onde mesmo a distância conseguiram interagir com o maquinário e ferramentas de aferição (paquímetro, relógio comparador e micrômetro), o que garantiu uma aula menos maçante e muito mais atrativa. Confira nas imagens abaixo.

 
WhatsApp Image 2021-02-01 at 09.34.45 (5)WhatsApp Image 2021-02-01 at 09.34.45

 

WhatsApp Image 2021-02-01 at 09.34.45 (1)

 

   Antes da ida ao Lab, foi demostrado em sala, via simulador, como utilizar cada equipamento e os cuidados necessários, além de dar uma visão mais ampla aos alunos como futuros engenheiros responsáveis pelos processos produtivos, com base em normas técnicas e leis. Durante a prática, os alunos interagiram por áudio no Google Meet e alguns relataram inclusive que era como se estivessem presentes.

Screenshot (65)
Screenshot (63)

Screenshot (64)

 

     Devido a pandemia e respeitando as restrições impostas pelo plano SP, foi agendado com os alunos um treinamento especial pós pandemia, o que os deixou ainda mais empolgados para a volta as aulas presenciais.

  

Tags: Inovação, Engenharia, Blog Eniac - Engenharia

Voltar para a Home