Eniac é destaque na OBA: 18 medalhas conquistadas!!

Por Miriam Barcellos

“É com imenso orgulho e satisfação que anunciamos a conquista de 18 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

No final do mês de maio, 60 alunos do Colégio ENIAC (Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio) participaram da 24ª edição da OBA, obtendo resultados nunca antes alcançados na história do ENIAC. 

Graças à dedicação e ao empenho de nossos alunos, auxiliados pela professora Callinca Vilhena e pelos professores Vinício Boscatto Martini do Valle e Manoel Denis, alcançamos a incrível marca de 18 medalhas, sendo 5 de ouro, 10 de prata e 3 de bronze. Esse número representa o dobro de medalhas conquistadas em 2020! Além disso, 6 dos nossos alunos foram selecionados para participarem de seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia.  

O resultado obtido é um reflexo do projeto Equipe Olímpica, implementado em 2021, que visa selecionar os estudantes mais interessados e motivados para participarem de treinamentos semanais e grupos de estudos buscando a preparação para a realização das provas das olimpíadas de conhecimento. Parabéns aos nossos atletas do conhecimento!” (texto escrito pelo prof. Vinicio)

Ao ler este comunicado, logo quis conversar com os professores responsáveis por esse desempenho tão brilhante. A prof. Callinca me conta um pouco mais sobre o  engajamento que consegue dos alunos: “eles têm muita curiosidade e interesse sobre as ciências em geral, e a Astronomia é uma abertura para conhecer o mundo externo de forma mais ampla. O conhecimento de como o Universo funciona estimula o envolvimento, inclusive para o aprendizado das outras disciplinas que eles estudam na grade curricular, no horário normal das aulas.” 

Callinca - licenciada em Ciências Biológicas e Física - conduziu o trabalho de preparação para a OBA, com aulas semanais, no contraturno, de Astronomia e Astronáutica, para os estudantes do Fund. I e II.  Já os profs. Vinicio e Manoel davam aulas no período da tarde para alunos do 9º ano e aos do Ensino  Médio.

            WhatsApp Image 2021-08-16 at 13.37.09 (da esquerda para a direita Manoel, Callinca e Vinicio)

A organização da OBA forneceu acesso à plataforma - agora com a pandemia a prova foi feita online -  para os alunos poderem se familiarizar com o programa. São dez questões, sete de astronomia e três de astronáutica que os participantes tiveram que responder, concorrendo com alunos de todo Brasil.  (na edição passada foram mais de 700 mil participantes).

Esses são nossos alunos que irão participar da (prévia) Seletiva Internacional:

Sabrina Aparecida Gonçalves 9º ano

Felipe Augusto Gonçalves 1ª série

Eric Hiroyuki Nakata 3ª série

Gabrielle Silva Cunha 3ª série

Pedro Henrique Padovani Bensone 3ª série

Victor Antônio Vaz Bueno 3ª série

“Quanto à continuidade da Seletiva Internacional serão 3 provas online”, me conta o prof. Vinicio. “Depois dessas 3 provas os 200 primeiros alunos farão outra prova para a seleção para os treinamentos. Essa prova de seleção para os treinamentos está programada para ser realizada em Barra do Piraí - RJ. Isso se as condições sanitárias permitirem”.

Os treinamentos consistem em encontros com os alunos para a resolução de listas de exercícios elaborados pela OBA. Eles resolvem os exercícios em uma semana, e na outra nos encontramos para tirar dúvidas e resolver os exercícios.  É uma peneira  muito fina. Só os alunos muito, muito preparados é que participam" explica Vinicio.

Podemos perceber que os alunos terão ainda um longo caminho a percorrer. Quanta bravura!! se requer muita intencionalidade e  dedicação por parte de alunos e professores.

Nós, da comunidade do Eniac, ficamos na torcida para mais um  bravo desempenho na Seletiva Internacional. De qualquer forma, os resultados obtidos até agora já merecem nossos aplausos e admiração!

#orgulhodesereniac

Tags: Ensino Médio, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Blog Eniac - Educação

Voltar para a Home