Eniac atua no formato do Novo Ensino Médio desde 2018

Por Miriam Barcellos

A fase da adolescência é, normalmente, acompanhada por muitos desafios, seja pelas profundas mudanças próprias dessa faixa etária, como também em termos de Educação.

Quem não conhece um adolescente passando por crises de rebeldia, ou de apatia, ou um misto impossível de identificação?

 Em termos de Educação essas mudanças são questões bastante antigas. Mesmo antes da pandemia, escutei professores comentando que até hábitos de leitura que as crianças adotavam no Fundamental, quando ingressam na nova etapa passam a desgostar e negligenciar.

Outro indicador dessa fase “inquieta” é a alta taxa de evasão escolar que ocorre nesse estágio. Em 2018, uma estimativa do movimento Todos Pela Educação apontou que quatro de cada dez jovens brasileiros de 19 anos não haviam completado o ensino médio. O IBGE estimou que mais de 400 mil brasileiros de 15 a 17 anos não estavam matriculados na escola no segundo trimestre do ano passado. 

Neste ano, na volta às aulas, começa a ser implantado o novo Ensino Médio nas escolas públicas e privadas. É o ano em que as mudanças começam a valer para os alunos do primeiro ano. Um turbilhão de novas emoções! Das onze disciplinas que faziam parte do currículo escolar, em ambas as redes, agora, passam a ser organizadas em quatro áreas de conhecimento, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens - ou Comunicação - Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais e Matemática.

O tempo dedicado a essas disciplinas básicas será de 60%, prevendo-se uma aquisição de competências iguais para os alunos. Os demais 40% do tempo serão da escolha dos estudantes no que se denomina “flexível”: Itinerários Formativos e Projeto de vida, entre outras mudanças.

O Eniac segue a orientação da BNCC desde 2018, possibilitando que seus estudantes integrem conhecimentos de Práticas Profissionais, bem como de Empreendedorismo. Tais atividades os capacitam para adentrar no mercado de trabalho, já de forma diferenciada. É uma prática relevante, sabendo-se que 25% dos jovens em idade produtiva não estudam, nem trabalham, e não só devido à crise sanitária. 

É bom salientar que em 2016,  foi introduzida o que se chamou de Plataformas Adaptativas, que como o nome indica, adaptavam-se às características e nível dos alunos. As informações foram dadas pelo atual Diretor Acadêmico do Centro Universitário Eniac, prof. Me. Caio Fernando de Oliveira, e que em 2016 ocupava o cargo de Coordenador Pedagógico do Ensino Médio do Colégio Eniac. Ele foi um dos grandes responsáveis pela implantação das mudanças na época. 

E ainda mais: o recente Programa Ensino Médio Para Todos criado pelo Eniac é a oportunidade para os estudantes completarem o Ensino Médio em 18 meses, conforme já noticiado: Ensino Médio para Todos: Programa já começa a frutificar 

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Tal programa, com 5000 bolsas disponíveis, favorece os jovens como o setor industrial e de serviços da região de Guarulhos e de seu entorno.

Na foto acima, o 1º dia de aula presencial, aos sábados, da 1ª turma do Ensino Médio para Todos

É, ou não é, motivo de orgulho??

#orgulhodesereniac



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