ENIAC fica em 2º Lugar na Competição Nacional de Satélites

Por Prof Marcus Valério - Coordenador de Projetos

Os alunos Felipe Juliano, Matheus Gomes, João Victor Dias e Jonathan Ferro conquistaram o 2º Lugar na Competição de Satélites que aconteceu esta semana pela 17ª Semana Nacional de Ciências e Tecnologia.

imagem_planeta

O desafio ocorreu totalmente a distância, por meios virtuais. Ele consistia em propor um projeto de aplicação de satélites educacionais de baixo custo (CanSats, CubeSats e ArtSat).

Participaram deste evento 90 alunos do ENIAC entre Colégio e Faculdade e mais 10 professores que atuaram como técnicos das equipes, competindo com alunos de todas as partes do Brasil. Foi um evento incrível, precisamos de mais oportunidades como esta, foi um grande desafio fazer tudo em menos de uma semana comenta João Victor.

olimpiada_brasileira_satelite

 

O próximo passo, comenta o Prof. Dr. Edilson Camargo técnico da equipe SaganSat que ficou em 2º Lugar na categoria Superior, é partir para tentar implementar este satélite com algum patrocínio pela Agência Espacial Brasileira.  

Segundo Felipe, a proposta de projeto da equipe finalista do ENIAC foi de monitorar a pluma vulcânica com uso de Inteligência Artificial para evitar interferência nas rotas comerciais de linhas áreas.

“Ter participado deste evento, concluído e ganhado, significou que sou capaz de vencer qualquer desafio. Era um sonho da minha infância participar de eventos, pesquisar, ler, projetar, desenhar, e agora finalmente se realizou! Com esta vitória, uma porta está se abrindo para nós.” (Jonathan Martins)

Tags: Inovação, Tecnologia, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Blog Eniac - Engenharia

Voltar para a Home