Eniac inclui alunos de escolas municipais em curso de robótica

Por Miriam Barcellos

Olhem só que acontecimento importante está se dando no ENIAC:

No dia 30/04 foi o 1º sábado - serão sete no total - que alunos de escolas municipais de Guarulhos participaram de uma aula com o prof. Miguel Neto

                         WhatsApp Image 2022-05-15 at 09.09.22 (2)WhatsApp Image 2022-05-15 at 09.09.22 (1)

 

 

                   WhatsApp Image 2022-05-15 at 09.09.22

As aulas, totalmente gratuitas, ocorrem das 10 até às 11:30hs. O objetivo dessas aulas é estimular o aprendizado na área da robótica,  além de  despertar a criatividade e a inovação nesse público. Durante as aulas, os alunos têm diversas práticas, tais como a de programação, modelagem e montagem de circuitos.

São quatro equipes, formadas por professores e alunos do 5° ano das EPGs: Inez Rizzatto Rodrigues, Jorge Amado, Manuel Bandeira e Padre João Alvares (total de 20 alunos e 4 professores).

“É perceptível o interesse dos alunos, pois eles tiram suas dúvidas, assimilam o conteúdo com facilidade e ficam até o último minuto da aula para absorver o conhecimento.” afirma o prof.Miguel.

Esse aprendizado se destina também, à participação gratuita desses alunos da etapa estadual da FIRA Brasil, um grande evento de robótica em nível nacional. A etapa paulista acontecerá em Guarulhos, no Centro Universitário ENIAC, nos dias 10 e 11 de agosto. É a possibilidade desses estudantes das escolas municipais interagirem com alunos das escolas particulares, que também participarão do campeonato.

A ação é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação, a SDCETI - Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico Tecnológico e de Inovação - de Guarulhos e o Centro de Inovação Tecnológica Innovation Guarulhos - CITIG

Os responsáveis por essas pastas se pronunciaram de forma assertiva sobre tal ação: 

  • Marco Aurélio F. Garcia da SDCETI : “Cada vez mais é importante plantar essa semente e realizar ações do tipo”.
  • Paula Teixeira Araujo da Educação: “Elas (as crianças) ficaram encantadas com a estrutura, os equipamentos, os materiais disponíveis no CITIG e muito felizes com os passos que deram , construindo seus primeiros projetos.” 

E, Sebastião Garcia, diretor do CITIG,  reforçou: “Essa é uma ação importante para a cidade; o estímulo a temas como robótica deve começar desde muito cedo e deve atender todos os tipos de público.”

Realmente, é motivo de reconhecimento e valorização a inclusão desses alunos no universo tecnológico, tão utilizado no nosso dia a dia!!

#orgulhodesereniac

 

 

  

Tags: CITIG, Social, Blog Eniac

Voltar para a Home