ENIAC lança plataforma com soluções educacionais para empresas e escolas

Por Profa. Raquel Lazarini

O Eniac lançou em dezembro uma plataforma com cursos gratuitos nos primeiros dois meses e soluções educacionais personalizáveis para empresas, instituições de ensino e vestibulandos, o Eniac Open.

Confira abaixo quais são os três públicos que a plataforma Eniac Open atende neste primeiro momento. Para cada um deles, os cursos são desenvolvidos obedecendo as peculiaridades de cada negócio ou setor.

Open Empresas

O Open Empresas é um projeto de Universidade Corporativa que capacita funcionários das empresas parceiras, de acordo com as demandas específicas de cada uma delas.

O objetivo principal do projeto é qualificar o aluno/funcionário aos desafios da empresa para qual trabalha, por meio de cursos e treinamentos elaborados sob medida, aumentando as chances de sucesso tanto do empregado como do empregador.

Ao aderir ao Eniac Open Empresas, o empreendedor pode matricular todos os seus colaboradores, independentemente da quantidade de funcionários que a empresa possui, em até 10 dos 900 cursos disponíveis nas seguintes áreas: Engenharia e Arquitetura; Gestão e Negócios; Informática e TI; Educação e Licenciaturas; e Saúde e Esportes.

Fundador do Eniac, o professor Ruy Guérios explica que a ação pode colaborar para minimizar um grande problema que existe no mercado de trabalho brasileiro: a falta de mão de obra qualificada.

“A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou recentemente uma pesquisa, na qual, 50% dos empresários do setor industrial reclamaram que não encontram profissionais qualificados no Brasil. Com o Eniac Open Empresas, os empresários têm a chance de capacitar seus funcionários para funções bastante pontuais. Além disso, o projeto proporciona todo um ecossistema de empreendedorismo e inovação aos estudantes/colaboradores”, argumenta.

Respeitando as recomendações de distanciamento social das autoridades sanitárias, as aulas e treinamentos são 100% online, o que também agiliza o processo e não desgasta os participantes com longos deslocamentos. Ao final dos estudos, todos os alunos recebem um certificado do Centro Universitário Eniac, bastante valorizado no mercado de trabalho devido à credibilidade da instituição.

“Com o Eniac Open Empresas os colaboradores aceleram uma graduação, aproveitando os créditos acadêmicos acumulados com as certificações. É, também, um elemento motivador que gera engajamento e comprometimento dos trabalhadores com a empresa. Já para os empreendedores, a agilidade dos treinamentos desenvolvidos sob medida proporciona respostas eficazes às mudanças de cenários e crises, infelizmente tão comuns no mercado brasileiro”, pontua Ruy.

Open Escolas

Por meio do método de ensino do Grupo Eniac, outras instituições educacionais – aberto às redes pública e privada de ensino de Guarulhos e região – poderão capacitar seus alunos para o mercado de trabalho, aliando teoria e prática em suas aulas.

Com o Open Escolas, a instituição de ensino parceira tem a possibilidade de criar diferenciais competitivos, ver o índice de satisfação de pais e alunos crescer e conquistar novas matrículas.

Tudo isso com a aplicação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que tem o intuito de valorizar as particularidades sociais e culturais de cada escola e aluno, permitindo que se estabeleça um currículo com formação integral e alinhado com a realidade do estudante. Especialmente na implantação do novo Ensino Médio, disponibilizando as trilhas de carreiras e profissionalizantes como uma opção para seus estudantes. “Neste caso, as escolas podem até mesmo usar a plataforma do Eniac Open, ou se preferir, personalizar o sistema com a cara de sua escola”, afirma Ruy Guérios.

Open Social

Esta solução é destinada a alunos de baixa renda que não possuem condições de pagar um cursinho pré-vestibular. Com este serviço disponibilizado pelo Eniac, os estudantes são preparados para a aprovação nos principais vestibulares do País, visando uma vaga na universidade pública ou uma bolsa em universidade particular.

Em seu cursinho preparatório, o Eniac utiliza uma metodologia de ensino baseada em aulas expositivas, plantões e estudos individuais, por meio de exercícios que abrangem as quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

“Com a plataforma Eniac Open e suas três soluções, esperamos ajudar a suprir uma notável demanda educacional e profissional. Sabemos que o momento é delicado. E é justamente em situações como a atual que a atuação de uma instituição como o Eniac se faz ainda mais necessária”, finalizou o professor.

 

 

Tags: Imprensa, Institucional, Notícias, Empresas, Cursos Gratuitos, Universidade Corporativa

Voltar para a Home