Eniac produz 2 equipamentos no combate à disseminação do coronavírus

Por Notícias - Eniac

O Eniac, por meio do Centro de Inovação Tecnológica de Guarulhos (CITIG), lançou mais dois equipamentos para auxiliar no tratamento da Covid-19.

Após produzir escudos faciais para proteger profissionais da saúde e de outras áreas, como a da segurança pública, a instituição projetou o Aerobox e o Elemento de derivação para ventilação mecânica.

O Aerobox é uma caixa protetora para intubação e procedimentos invasivos em hospitais, como passagem de cateter. Com a sua utilização nos leitos, o profissional da saúde trabalha de forma mais segura, pois minimiza o contato com pacientes infectados pelo vírus. Este equipamento é feito de acrílico com 6mm de espessura.

Já os Elementos de derivação para ventilação mecânica são conec toresem formato “Y”, com ângulo de 90 graus e 22mm de diâmetro. Há os modelos macho e fêmea. Fabricados em nylon PA ou PLA, eles são indicados para ligar o circuito de ventilação mecânica à via aérea do paciente ou ao ventilador mecânico.

De acordo com o professor Sebastião Garcia, responsável pelo CiTIG, estes elementos de derivação são extremamente importantes em tempos de pandemia. Os hospitais correm o risco de perder os circuitos de ventilação pela quebra dos conectores originais. E o conserto não pode demorar por causa da alta demanda.

“Estas peças são versáteis e podem substituir as originais, que se quebram facilmente, de maneira imediata. Outra proposta é que um equipamento sirva simultaneamente dois pacientes, acoplando os conectores em dois circuitos de ventiladores mecânicos, podendo ser utilizado como um recurso de resgate com a autorização da equipe médica responsável”, explicou Garcia.

Tanto o Hospital Municipal do Tatuapé como o Hospital Estadual Padre Bento, em Guarulhos, estão utilizando o Aerobox e os elementos, que foram testados, aprovados e homologados por professores e profissionais da saúde, que compuseram a equipe do Eniac neste projeto.

De acordo com o mantenedor da instituição, professor Ruy Guérios, a ideia da instituição é fornecer estes equipamentos a mais hospitais. No entanto, os professores e estudantes do CITIG necessitam de doações das matérias-primas (acrílico, nylon PA ou PLA) para manter a produção.

“O Eniac tem um histórico de solidariedade e de serviços prestados à comunidade. Estamos fazendo a nossa parte neste momento tão complicado e queremos continuar ajudando o maior número possível de profissionais, que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, e de pacientes. Contamos com a colaboração de quem possa doar estes materiais para o CiTIG produzir cada vez mais”, pediu.

 

Tags: Faculdade, Imprensa, Inovação, Institucional, Tecnologia, CITIG, Engenharia, Saúde

Voltar para a Home