Eniac recebe Campeonato Mundial de Robótica

Por Miriam Barcellos

Na semana passada, entre os dias 10 e 12 de agosto, ocorreu o maior evento de robótica, tão aguardado pelos jovens estudantes dessa área: o Eniac sediou o FIRA - The Federation of International Sports Association - o Torneio Mundial de Robótica. 

As mais de 40 equipes participantes eram formadas por jovens dos ensinos Fundamental, Médio e Universitário. Equipes estrangeiras como México, Colômbia, Canadá e Irã, classificadas para o Torneio, não compareceram.

As equipes brasileiras eram estudantes de todas regiões do BR: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul, que foram recepccionados por nossoa alunos e levados a  conhecer as instalações do Eniac.

         WhatsApp Image 2022-08-15 at 12.05.32 (1)WhatsApp Image 2022-08-15 at 12.05.32IMG_3286

As provas do Juvenil - até 14 e de 14 a 19 anos - ocorreram no período da manhã, com provas Cliff Hanger - uma espécie de sumô - para ver quem tira o robô da arena, Cabo de guerra, e uma prova surpresa, a Missão Impossível, a ser realizada no final do Campeonato - para as equipes poderem se preparar. 

As demais faixas etárias contavam com as mesmas provas, só que em períodos diferentes. 

Na etapa Regional somente escolas de SP participaram, no período da tarde, com as mesmas provas, classificatórias para a etapa Nacional.

As equipes do Eniac participaram com representantes em todas modalidades, seja por idade ou por tipo de provas. Os resultados também foram variados, desde o pódio, um 2º lugar e até mesmo uma 6ª colocação.

Vale  ressaltar  o importante trabalho realizado pelo prof. Miguel Neto, que deu treinamento para estudantes de escolas municipais, há poucos meses atrás. Veja aqui os detalhes: http://noticias.eniac.edu.br/eniac-inclui-participa%C3%A7%C3%A3o-de-escolas-municipais-em-curso-de-rob%C3%B3tica 

Pois esses alunos participaram do Torneio abocanhando um invejável 3º lugar em sua categoria, conquistando a vaga para participar da etapa nacional, a ser realizada no final do ano. As demais equipes dos colégios municipais conquistaram 6º, 7º e 8º lugar. 

            IMG_1881WhatsApp Image 2022-08-15 at 22.49.19WhatsApp Image 2022-08-15 at 12.06.01

E leia abaixo o depoimento do prof. Miguel Neto. É inspirador!

“Creio que o campeonato FIRA foi um marco na vida dos competidores. Tivemos diversas modalidades, entre elas queria destacar a modalidade de Cabo de Guerra, onde o objetivo é um robô tirar o oponente da arena. Entre os participantes tivemos as equipes das EPGs do município de Guarulhos, equipes essas que estiveram conosco durante alguns meses do primeiro semestre aprendendo o passo a passo de como montar um robô e, tivemos o resultado na competição onde a equipe da EPG Inez Rizzatto obteve o 3° lugar na classificação geral.  Fiquei muito feliz com o desempenho da equipe e também com a classificação, esse é o resultado de um esforço conjunto dos professores e principalmente dos alunos, pois foram eles que montaram todo o robô do "zero".

São ações dessa qualidade, assim como o reconhecimento do trabalho realizado, que impulsionam outras pessoas a se espelharem e seguirem o exemplo do que lhes parecia impossível.

Parabéns Miguel, professores organizadores de evento de tal magnitude, alunos participantes de todo BR, e ao prof. dr. Sebastião Garcia, entusiasta de sempre da educação de jovens em tecnologia.

Nosso agradecimento à direção do Eniac, pelo constante apoio aos esportes!

 

#orgulhodesereniac

Tags: Esportes, Blog Eniac - Colégio, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home