Sustentabilidade - Eniac recebe homenagem da Prefeitura de Guarulhos

Por Notícias - Eniac

O Eniac – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – é uma das instituições homenageadas com o título de “Atitude Cidadã” pela Prefeitura de Guarulhos e pelo Instituto Lixo Zero Brasil, em um evento virtual que acontece nesta quarta-feira, 14/04, às 16h. A ação tem o objetivo de reconhecer, agradecer e apresentar atitudes de entes da sociedade guarulhense que praticam o conceito de Lixo Zero e lutam por uma cidade cada vez mais sustentável.

Na última edição da Semana Lixo Zero Guarulhos, realizada ainda em 2020, o Eniac foi um dos parceiros da Prefeitura. A instituição cedeu um de seus estúdios para a gravação do curso Condomínio Lixo Zero Online, bem como atuou, por meio do Centro de Inovações Tecnológicas de Guarulhos (CITIG), na criação de um aplicativo destinado à otimização da coleta seletiva no município. Os trabalhos foram encabeçados pelo Nupe (Núcleo de Pesquisas do Eniac), por meio do professor Daniel Oliveira.

Além disso, as professoras Janete Tinte Pereira e Callinca Araújo Vilhena trabalharam, ao longo de 2020, o conceito de Lixo Zero com os alunos do Ensino Fundamental II do Eniac. Isso resultou em diversos projetos que os estudantes desenvolveram de forma exemplar.

De acordo com Celi Pereira, coordenadora da Semana Lixo Zero Guarulhos e supervisora de Educação Ambiental da Prefeitura, a atuação do Eniac foi fundamental para o sucesso do evento no ano passado. Celi também afirmou que ficou “apaixonada” pelo trabalho idealizado por um dos estudantes do Ensino Fundamental II do Eniac.

“A proposta de fazer o georreferenciamento [mapeamento] de resíduos na nossa cidade. Imagina um menino de 11, 12 anos propondo isso para o município? Como não usar? É um projeto lindo, totalmente integrado aos nossos reais problemas e que traz soluções pertinentes a Guarulhos”, disse a coordenadora.

Celi ainda destacou que o sentimento em relação ao Eniac é de gratidão. “Ficam aqui nossos agradecimentos. Foram inúmeras ações feitas pela instituição sobre diversas questões ambientais. Já é uma parceria consolidada e estamos colhendo frutos maravilhosos”, salientou.

Mantenedor do Eniac, o professor Ruy Guérios ressaltou que recebeu a notificação sobre a homenagem com muito orgulho. “Estamos sempre à disposição da Prefeitura de Guarulhos para atividades que visam o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Estivemos ao lado da administração de diversas formas durante a Semana Lixo Zero. Inclusive, auxiliamos na organização online do evento, com a nossa expertise e estrutura tecnológica própria para a Educação a Distância. Gostaria de parabenizar a todos os professores e alunos que ajudaram de alguma forma. Estamos honrados com o reconhecimento”, concluiu o professor.

Tags: Imprensa, Institucional, Notícias, Social, imprensa-ambiental, imprensa-social, imprensa-governaça