Eniac Saúde nas Comunidades: Dia de Combate ao Tabagismo

Por Miriam Barcellos

A Escola da Saúde, sob coordenação geral de Caroline Galatti, mais uma vez promoveu ação na Associação dos Moradores da Comunidade Nova Conquista. No dia 26/05, sob supervisão da preceptora Cristina Mafort, quatro estagiários percorreram a localidade visitando diversos domicílios. 

Nesta  edição de encontros mensais, o tema foi: Tabagismo

Orientações, conversas com moradores e distribuição de balas de hortelã, foram iniciativas visando o alerta e o combate ao tabagismo.

Os moradores locais, conforme nos relatou Cristina: "já nos conhecem e são bastante receptivos à nossa visita, sempre citando um parente ou amigo a quem a informação será útil".

                        WhatsApp Image 2022-05-26 at 12.35.27 (1)WhatsApp Image 2022-05-26 at 10.54.33WhatsApp Image 2022-05-26 at 12.35.27

Nas interações, os estudantes também informavam a existência do Disque 136 ou Disque Saúde que presta assistência aos que buscam apoio para interromper o vício.

31 de maio foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como Dia Mundial sem Tabaco, para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O tabagismo é uma doença. A OMS classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do  tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.
O fumante busca o cigarro em situações de estresse, e a nicotina atingindo rapidamente o cérebro e a corrente sanguínea, promove sensação de prazer e bem estar, para “relaxar”.

A ação Eniac Saúde nas Comunidades, cuja gestão é da preceptora Gisele Ginu, tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar a população para os danos causados pelo tabaco. É uma iniciativa de prevenção para comunidades em situação de vulnerabilidade social, carentes dos serviços públicos de saúde. 
                                         

                                                #orgulhodesereniac

Tags: Saúde, Social, Blog Eniac - Técnico, Blog Eniac - Saúde e Esportes, imprensa-governaça

Voltar para a Home