Eniac Saúde nas Comunidades no Dia Mundial contra Hepatites Virais

Por Miriam Barcellos

Na última 5a feira, dia 21/07, alunos da graduação e do curso técnico de Enfermagem mais uma vez visitaram a Comunidade Nova Conquista, desta feita com orientações e esclarecimentos sobre as Hepatites Virais.

Gisele Ginu, gestora do Projeto e Cristina Mafort, preceptora da Escola da Saúde - cuja coordenação é de Carol Galatti, sempre bom reportar - estavam presentes no evento, acolhendo os residentes e auxiliando os alunos no levantamento de dados.

                              WhatsApp Image 2022-07-21 at 13.32.54 (1)                       WhatsApp Image 2022-07-21 at 13.32.55 (1)

As hepatites virais são classificadas em A/B/C/D e E, estas duas últimas não tão frequentes, quanto as três primeiras  

É uma doença silenciosa, já que muitas vezes os sintomas demoram para se manifestar: uma infecção que afeta o fígado, podendo degenerar para problemas bem mais graves, como cirrose, câncer e outras.

As causas podem ser bastante variadas, desde falta de saneamento básico, excesso de medicamentos, alcoolismo, até alimentos, principalmente crus, contaminados por fezes, e contato com sangue infectado.

A recomendação é ficar atenta, principalmente às crianças, na presença de vômitos, diarréia, sinais de icterícia - coloração amarelada da pele e do branco dos olhos. Como prevenção, a melhor medida é llavar as mãos e cobrir boca e nariz ao espirrar. 

Após apresentação de um vídeo introdutório e live respondendo às dúvidas dos participantes e dos que acompanham o programa online, foi realizada uma visita aos domicílios, cujos residentes já bem conhecem os profissionais do Eniac Saúde nas Comunidades. Estes colaboram no enfrentamento de doenças, indicando formas de contágio e prevenção, principais tratamentos e encaminhamentos à UBS mais próxima, e aos Centros de Acolhimento, quando necessário. Esses locais fazem, gratuitamente, sem necessidade de agendamento, os testes rápidos para detecção da doença.

  IMG_9030 IMG_9036 IMG_9026

Nós, como membros da comunidade Eniac, só temos que agradecer a estes profissionais da Saúde pela grande contribuição que prestam às comunidades do entorno de Guarulhos. 

 

  #orgulhodesereniac

Tags: Faculdade, Saúde, Social, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home