Eniac Saúde nas Comunidades: Prevenção a Diabetes

Por Miriam Barcellos

Mais uma ação do projeto da Escola da Saúdeaconteceu no dia 23/06, sob a coordenação de Carol Galatti, e gestão da profa. Gisele Ginu e da preceptora Cristina Mafort, na Associação dos Moradores de Nova Conquista

Presentes também os estagiários: Giovanna de Souza Pita, Edna Gabrielly da Silva Santos, Gabrielle Sato Gomes, Maria Eduarda Belo da Silva, Rosinei da Silva, Daniel Francisco Jorge Junior e Cristiane Guimarães Passaretti. 

Desta feita o tema, inicialmente, abordado em um vídeo com as questões importantes do problema, e a ser depois conversado com os participantes presentes, foi a Prevenção a Diabetes, doença bastante frequente em homens e mulheres, e por vezes, até em crianças.

Conforme foi apresentado, existem três tipos de diabetes: a hereditária, que pode se manifestar desde a infância, a adquirida, seja por hábitos alimentares não adequados, ou outros fatores como obesidade e sedentarismo, como exemplos, e a gestacional.

Assim, é possível detectar a doença com exames simples, o teste glicêmico, ou de glicemia capilar - o teste do “furinho no dedo”- que foi realizado em vários residentes. Existem parâmetros de resultados que podem alertar ou não sobre a possibilidade da doença.  Mas o teste mais assertivo é o exame a partir de coleta de sangue realizado em laboratório. 

      Cópia de IMG_9538      Cópia de IMG_9553 (1)      Cópia de IMG_9497 (1)

Houve também uma live - aqui o link https://www.youtube.com/watch?v=MiO2E4QA6Tw  - onde quem não pôde participar, presencialmente, teve a oportunidade de acompanhar e interagir, formulando questões a respeito das formas de cuidados e prevenção. Foi uma ótima possibilidade de ampliar o número de pessoas que podem se beneficiar dessa ação, pessoas normalmente em situação de vulnerabilidade social e carentes de atenção médica.

Parabéns, mais uma vez, à Escola da Saúde, para Gisele, Cristina e estagiários que tanto contribuem para a saúde das comunidades do entorno de Guarulhos!!

#orgulhodesereniac

 

Tags: Faculdade, Saúde, Social, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home