Eniac Saúde nas Comunidades: Prevenção à Gravidez na Adolescência

Por Miriam Barcellos

Mais um tema foi abordado neste mês de fevereiro, conforme calendário estipulado pelo projeto Eniac Saúde Nas Comunidades, empreendido pela Escola da Saúde do Eniac.

Neste mês o assunto desenvolvido foi “Gravidez na Adolescência”, considerada como aquela que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco, decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.

O projeto segue sob coordenação de Caroline Galatti, coordenadora da Escola da Saúde, supervisão da preceptora Cristina Mafort e tendo como gestora do projeto a preceptora Gisele Ginu.

As alunas do curso de Enfermagem, obedecendo um critério de rodízio mensal, discorreram neste encontro, sobre os riscos envolvidos, muitas vezes por desinformação, e pelo baixo nível financeiro e social. Assim, métodos contraceptivos, femininos e masculinos foram apresentados, como forma de prevenção.

             WhatsApp Image 2022-02-11 at 09.18.12 (3)WhatsApp Image 2022-02-11 at 09.18.11

Tratando-se de uma conversa, muitos dos participantes tiveram oportunidade de compartilhar suas experiências, como, por exemplo, as dificuldades de cuidar de uma criança, manter os cuidados de uma casa, por vezes necessitando morar com a família, ou parar os estudos. E algumas citaram, ainda,  as dificuldades para voltar a estudar, sem um apoio familiar. 

                        WhatsApp Image 2022-02-11 at 09.18.11 (1)WhatsApp Image 2022-02-11 at 09.18.11 (2)

Parabéns à Escola da Saúde pela iniciativa que tanto contribui para as comunidades do entorno de Guarulhos!

 

#orgulhodesereniac

Tags: Educação, Social, Blog Eniac - Técnico, Blog Eniac, Blog Eniac - Saúde e Esportes

Voltar para a Home